- Quinta, 25 Abril 2024 17:30
A Universidade Federal do Ceará participou da Conferência 2024 da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI), maior e mais antigo evento da América Latina dedicado à internacionalização da educação superior, realizado de 20 a 24 de abril em São Paulo. Representada pela vice-reitora e pró-reitora de Relações Interinstitucionais, Profª Diana Azevedo, e pelo coordenador de Internacionalização, Prof. Rodrigo Rego, a Universidade esteve entre as cerca de 700 instituições participantes, oriundas de 25 países do mundo.
Sob o lema "Convite para uma nova jornada", a conferência 2024 teve, como nas edições anteriores, as tônicas de compartilhamento de experiências exitosas e construção de laços de cooperação.
A plenária de abertura contou com palestra do Prof. Eugenio Bucci, da Universidade de São Paulo (USP). Representando a cidade anfitriã, o docente falou sobre a temática "Jornada para a paz", tratando dos riscos econômicos e políticos globais da polarização e da desinformação. "Desacreditar o saber e suas instituições é uma meta em curso aplicada por autocratas globalmente. Todas as referências racionais, factuais ou morais são corroídas nesse processo", alertou o pesquisador.
Nas demais mesas do evento, foram discutidos tópicos como internacionalização do conhecimento, decolonialidade no ensino superior, fortalecimento de cooperações no Sul Global, formação de novos líderes e políticas de inovação. Segundo a diretora executiva da FAUBAI, Renée Zicman, a ideia é fomentar novas vozes e garantir formas mais horizontais e menos desiguais de cooperação. "A FAUBAI 2024 trouxe o convite para juntos construirmos uma nova jornada para a internacionalização da educação superior. Atuando por uma maior e mais ativa inserção do Brasil no cenário mundial da educação internacional", avaliou.
COOPERAÇÃO EUA-BRASIL – Em parceria com a FAUBAI, o Consulado-Geral dos Estados Unidos em São Paulo aproveitou para lançar junto aos reitores e representantes acadêmicos das universidades o edital 100k Strong in the Americas, destinado a financiar projetos em educação climática inclusiva, que promovam a intercâmbios e formações inovadores no Brasil e nos Estados Unidos.
O programa é uma realização conjunta do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em colaboração com o Departamento de Estado dos Estados Unidos. Seu objetivo é ampliar a cooperação bilateral em educação e democratizar o acesso habilidades tecnológicas, linguísticas e interculturais.
A UFC também foi representada por Diana Azevedo no lançamento do 100k Strong in the Americas, que contou ainda com a presença do diretor reginal do SENAI no Ceará, Paulo André Holanda. "Foi uma grande alegria para a UFC estar presente e conhecer esta possibilidade de mobilidade de estudantes brasileiros e dos Estados Unidos em temas atuais como transição energética e educação inclusiva. Já iniciamos diálogo com o SENAI-CE para apoiá-los na submissão de uma proposta robusta a concorrer na chamada", declarou a vice-reitora.
Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.