Oceanografia

O que faz

A atividade básica do oceanógrafo é pesquisar os ecossistemas aquáticos, ou seja, seu objeto de estudo são os mares, rios, lagos e oceanos, incluindo-se todos os animais e vegetais neles existentes. Para compreender esses locais, os oceanógrafos realizam análises (físicas, químicas, biológicas e geológicas) de suas condições, avaliam a composição das águas e do solo do fundo do mar, estudam as correntes marinhas e os níveis, observam a influência das ondas sobre a costa, verificam a relação das águas com a atmosfera e pesquisam a biodiversidade aquática.

Esse profissional também atua no gerenciamento econômico dos componentes naturais, no cultivo de organismos aquáticos como algas, moluscos, crustáceos, peixes e rãs. Ainda elabora e aplica técnicas sustentáveis de exploração, extração e beneficiamento dos recursos marinhos e coordena a criação de parques de cultivo. Nas áreas de preservação e restauração, elabora laudos de impacto ambiental, desenvolve projetos de controle da erosão, integra projetos de conservação e coordena parques e áreas de proteção ambiental.

O monitoramento das atividades industriais em regiões costeiras e margens de rios é outra atividade dos graduados em Oceanografia, que trabalham na execução de programas de gestão ambiental e de controle e análise da qualidade da água, em projetos de saneamento e despoluição de mares, rios e lagos e no estabelecimento de programas de qualidade ambiental em indústrias. Os profissionais da área observam, ainda, os fenômenos climáticos e suas implicações sobre os ambientes naturais.

O que estuda

Biologia, Química, Física e Geologia são a base para os estudos do graduando em Oceanografia. Fazem parte da integralização curricular as disciplinas: Oceanografia Física (estuda correntes, marés e fenômenos climáticos), Oceanografia Química (composição das águas e recuperação de ambientes aquáticos degradados ou em processo de degradação), Oceanografia Biológica (estuda a diversidade dos mares, a composição e o ciclo de vida dos organismos marinhos, efeitos da poluição e danos ambientais) e Oceanografia Geológica (estuda a composição do solo marinho e fenômenos geofísicos). Além da teoria, o aluno aplica seus conhecimentos na prática em barcos de pesquisa.

Área de atuação/Mercado de trabalho

Os oceanógrafos podem atuar em portos e companhias de dragagem, indústrias de pescados, secretarias de agricultura ou do meio ambiente e outros órgãos governamentais, museus oceanográficos, instituições de pesquisa, associações de meio ambiente, ONGs e até em empresas petrolíferas, na análise e preservação da região em que o petróleo ou gás vai ser explorado.

Os profissionais da área podem trabalhar em outras empresas de extração de recursos minerais marinhos, como areia e calcário, ou em indústrias que utilizam elementos aquáticos na elaboração de seus produtos, como medicamentos. Também podem ser contratados por empresas de exploração de recursos hídricos, indústrias alimentícias e de papel e celulose. Outras possibilidades são a administração de áreas de preservação e parques marinhos, atividades de educação ambiental e consultoria ambiental.

Como é o curso na UFC

O curso de Oceanografia é um dos mais novos ofertados pela  Universidade Federal do Ceará. Iniciou suas atividades em 2008. Atualmente, são oferecidas 40 vagas para turma única. A graduação é oferecida em oito semestres e tem suas atividades no período diurno.

Mais sobre o curso

Oceanografia - Fortaleza