Procurar no portal

História

O que faz

Fatos e memórias registrados são as bases do trabalho do historiador, que investiga e interpreta eventos históricos e condições culturais, sociais, políticas e econômicas de diferentes épocas e civilizações. Para isso, utiliza variadas fontes de pesquisa: achados arqueológicos, utensílios, gravações, diários, manuscritos, documentos, jornais, revistas, filmes, fotografias, entrevistas etc.

O licenciado em História pode elaborar materiais didáticos ou dar aulas em escolas, em cursos de pré-vestibular e, com pós-graduação, em universidades. O historiador escreve livros, teses e artigos sobre temas históricos específicos. Junto a outros profissionais, organiza arquivos públicos, acervos, bibliotecas e hemerotecas, faz a curadoria de museus e exposições e desenvolve políticas de gestão do patrimônio histórico e cultural.

Pode ainda prestar consultoria a roteiristas, escritores, emissoras de TV e produtoras de audiovisual – desenvolvendo pesquisas históricas que ajudarão na ambientação e caracterização de personagens – e assessorar empresas de turismo, especialmente no ramo de turismo histórico.

O que estuda

O gosto pela leitura e a visão crítica da realidade social são características essenciais aos estudantes de História, que estudam o contexto histórico de diversas regiões e períodos, sob diferentes perspectivas. Seminários de pesquisa, palestras, conferências, oficinas, monitorias e estágios de docência são atividades cotidianas dentro do curso.

Na UFC, a grade curricular da licenciatura é composta por disciplinas de metodologia de pesquisa histórica e de história do Ceará, do Brasil, da América, da África, Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. Dentre as disciplinas pedagógicas, estão: Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem na Adolescência, Didática, Oficinas de Ensino e os estágios supervisionados.

Além disso, os estudantes da graduação podem participar de atividades do Programa de Educação Tutorial (PET-História) e do Núcleo de Documentação Cultural (Nudoc).

Área de atuação/Mercado de trabalho

O ensino é a principal área em que o licenciado em História atua, seja em escolas da rede pública, seja em instituições de ensino da rede privada. Porém, o profissional encontra oportunidades de trabalho também fora das salas de aula: em editoras, acervos, arquivos públicos, exposições, museus, bibliotecas, ONGs, empresas de turismo e memoriais.

Há boas chances também em órgãos de preservação do patrimônio histórico e cultural. A prestação de serviços de consultoria e assessoria em assuntos históricos a produções artísticas é um campo alternativo de atuação. O historiador ainda pode se dedicar à pesquisa acadêmica e à docência em universidades.

Como é o curso na UFC

A licenciatura em História da UFC teve início em 1972; em 1988, foi implantada a modalidade bacharelado. Devido ao baixo índice de bacharéis formados e à aceitação dos licenciados no mercado de trabalho tanto em espaços escolares quanto não-escolares, começou em 2014 o processo de dissolução do bacharelado. Assim, a partir de 2015, o curso de História da UFC será ofertado apenas na modalidade licenciatura aos ingressantes. A graduação tem duração mínima de oito semestres, com a oferta anual de 80 vagas.

Mais sobre o curso

História - Fortaleza

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300