Procurar no portal

Gastronomia

O que faz

A Gastronomia é a área do saber que estuda e aprofunda-se nos saberes da comida. E gastrônomo ou gastrólogo é o profissional que abraça esse campo como carreira. Enquanto a culinária ocupa-se da esfera técnica de preparo dos alimentos, a gastronomia estuda os aspectos culturais, comerciais e científicos dos prazeres da mesa. A função mais comum e procurada é a de chefe de cozinha. Além de criar pratos, combinar ingredientes, montar cardápios e conhecer temperos, ele precisa saber trabalhar em equipe, pois normalmente é o responsável por gerenciar equipes numerosas e etapas complexas do trabalho na cozinha. Além de colocar a “mão na massa”, é preciso ser um pouco administrador, marqueteiro e até artista, pois também é atribuição do chefe calcular custos, realizar treinamentos, promover e participar de eventos gastronômicos, negociar com fornecedores e manter contato com a clientela. São habilidades valorizadas no meio: paixão pela profissão, conhecimento de línguas estrangeiras, atualização constante e muita dedicação, já que o ramo alimentício é um dos mais exigentes.

O que estuda

A integralização curricular visa desenvolver no graduando habilidades relativas a quatro grandes competências: Artístico-cultural, Científica, Empreendedora e Profissionalizante. O bacharelado é interdisciplinar e possui uma carga horária de 3.200 horas de disciplinas teóricas, teórico-práticas, práticas, optativas, de estágio e atividades complementares. Durante a duração do curso, o aluno deverá estudar conteúdos relacionados a Manejo Alimentício, Gestão Ambiental e Microbiologia. Além disso, o intercâmbio com outras áreas está presente, devido a temas como Ética, Gestão de Pessoas, Sociologia, Ambientação e Design, Legislação e Química. O universo da cozinha tem sua abordagem garantida por assuntos como História da Alimentação, Planejamento de Cardápios, Culinárias Típicas (Francesa, Oriental, Italiana e Brasileira), Enologia, Bares e Restaurantes, Confeitaria, Panificação e Organização de Eventos. É obrigatório cursar estágio curricular supervisionado em restaurantes, hotéis, buffets ou similares. O trabalho de conclusão de curso é composto de avaliação prática, onde o concludente deverá preparar um prato ou refeição e apresentar justificativa escrita perante uma banca examinadora.

Área de atuação/Mercado de trabalho

O profissional egresso do curso tem à vista grandes oportunidades. Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Brasil já possuía, em 2006, 780 mil estabelecimentos de alimentação, que geraram 6 milhões de postos de trabalho e representaram 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do País naquele ano. Imagine o quanto essa perspectiva não se ampliou, quatro anos depois? Os chefs estão presentes em restaurantes, redes de lanchonetes, empresas e fornecedores alimentícios, buffets, bares, confeitarias, dentre outras unidades. A área turística parece mesmo ser a “mina de ouro” da profissão, já que hotéis, pousadas e outros estabelecimentos vêm exigindo cada vez mais qualidade e investindo bastante em sua projeção em nível nacional e internacional. Além da função de chefe de cozinha, cresce a demanda por gestores de negócios de alimentação, consultoria gastronômica, treinamento de equipes e pesquisa de tendências. Como a formação superior na área vem se consolidando, com a criação de cursos de graduação e pós-graduação, a área de docência e pesquisa acadêmica deve se destacar nos próximos anos.

Como é o curso na UFC

Gastronomia é um dos 19 cursos da UFC que iniciaram as atividades em fevereiro de 2010. Trata-se de um bacharelado com oito semestres de duração, que oferta 30 vagas anuais, com entrada única no primeiro semestre do ano letivo. É uma graduação integral e faz parte do Instituto de Cultura e Arte, no campus do Pici

Mais sobre o curso

Gastronomia - Fortaleza

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300