Engenharia de Energias Renováveis

O que faz

Pesquisar matrizes energéticas mais eficazes com o mínimo de agressão ao meio ambiente é o objetivo do profissional de Engenharia de Energias Renováveis. Visando à sustentabilidade ambiental, à melhor qualidade e à segurança os engenheiros de energias renováveis têm como foco de estudo as energias solar (obtida através do sol), eólica (obtida através do vento), hídrica (obtida através da energia potencial de uma massa de água), de biomassa (obtida através de elementos de origem orgânica) geotérmica (obtida através do calor da Terra), das marés, dentre outras. Estão habilitados a conceber, projetar e fabricar equipamentos mecânicos utilizados em sistemas que usem fontes renováveis de energia. Também desenvolvem instalações, sistemas e máquinas que utilizem essas fontes no setor industrial, além de estabelecer maneiras eficientes de manutenção. Os graduados na área ainda têm entre suas atividades a realização de auditorias energéticas e planos de gestão de energia em sistemas mecânicos alimentados por fontes renováveis; a planificação estratégica de sistemas de produção e de gestão de fontes de energia e a investigação e desenvolvimento de produtos, processos e métodos industriais para sistemas de energias renováveis. Coordenam ainda estratégias de implantação de usinas e traçam planos de consumo inteligente dos recursos energéticos.

O que estuda

O Curso de Engenharia de Energias Renováveis possui um ciclo básico que demanda uma sólida formação nas áreas de Física, Matemática, Química e Biologia. A partir do 5º semestre, ele passa a ter disciplinas específicas obrigatórias e eletivas em três grandes áreas de formação: Sistemas Mecânicos, Sistemas Térmicos e Sistemas de Energias Renováveis. Durante o curso o aluno irá adquirir conhecimentos específicos através das disciplinas de Análise de Sistemas Térmicos, Aerodinâmica, Princípios de Conversão Eletromecânica, Mecânica dos Sólidos em Engenharia de Energias Renováveis, Gestão Ambiental, Laboratório de Energias Renováveis, Propulsão e Geração, Máquinas de Fluxo, Transmissão de Calor, Modelagem, Controle e Simulação de Sistemas, Acumuladores Eletroquímicos de Energia, Energia Solar Térmica, Dinâmica das Máquinas para Energias Renováveis, dentre outras.

Área de atuação/Mercado de trabalho

Profissão nova e com campo promissor a Engenharia de Energias Renováveis possibilita aos graduados na área o desenvolvimento de atividades em empresas públicas, privadas ou de economia mista, órgãos governamentais, organizações sociais de interesse público e organizações não governamentais. São exemplos de locais de trabalho para o Engenheiro de Energias Renováveis as indústrias de equipamentos de geração de potência e calor e de aproveitamento de recursos renováveis. Ainda atuam em agroindústrias, cooperativas e distribuidoras de energia. Desenvolvem também consultorias e análise de sistemas térmicos e fluido-mecânicos e o ensino e pesquisa nas áreas de engenharia e de energias renováveis. Área promissora é a de biocombustíveis.

Como é o curso na UFC

O Curso de Engenharia de Energias Renováveis teve seu início no ano de 2010, cuja entrada é feita anualmente para o Curso de Engenharia de Energias e do Meio Ambiente, em um total de 120 vagas/ano. Após um núcleo básico comum de quatro semestres com outros dois cursos, Engenharia Ambiental e Engenharia de Petróleo, há a divisão em três turmas de 40 alunos. O curso é diurno, possui período mínimo para conclusão de cinco anos e integra a unidade acadêmica Centro de Tecnologia, no Campus do Pici.

Mais sobre o curso

Engenharia de Energias Renováveis - Fortaleza