Engenharia da Computação

O que faz

Associar conhecimentos em eletrônica e programação de computadores é o que faz a Engenharia da Computação. A área de atuação dominante desses engenheiros é a elaboração e confecção de sistemas e componentes computacionais de produtos que possuam software e hardware embutido, os sistemas embarcados. Como exemplo, temos os aparelhos reprodutores de sons digitais, gravadores de vídeo digitais, sistemas de alarme, máquinas de raios X, aparelhos cirúrgicos etc.

Quanto aos ramos de trabalho, são bastante diversificados, mas com um objetivo em comum: integrar componentes eletrônicos a um ou mais softwares. Um engenheiro da computação atua na elaboração de artefatos bastante conhecidos no mercado, como computadores, eletrodomésticos e celulares. Até mesmo nos automóveis, percebe-se a presença desse profissional, na injeção eletrônica, computador de bordo e freios ABS. Outros exemplos são a criação de sistemas e robôs, a manutenção de redes de empresas, o marketing e, ainda, o planejamento de vendas de equipamentos de informática.

O que estuda

O aluno de Engenharia da Computação percebe que tudo o que ele estuda está aplicado em alguma tecnologia presente ou lançada nas vitrines de lojas de eletrônicos em geral. Nos cursos no Brasil, são definidas algumas vertentes em que o aluno pode seguir ao longo de sua formação, dentre elas se destacando a própria computação, buscando aprimorar conhecimentos da Ciência da Computação com o que o estudante conhece de eletrônica durante o curso; automação e controle, enquadrando as áreas de estudo de controle de processos, automação, robótica e sistemas embarcados; e telecomunicações, no desenvolvimento de equipamentos e redes de comunicação para diversos fins.

Área de atuação/Mercado de trabalho

Em um mundo tecnológico, o trabalho da Engenharia da Computação está cada vez mais presente nos setores produtivo e de serviço. Isso significa boas oportunidades para os graduados na área. Com a formação oferecida pelo curso, podem-se encontrar profissionais em diversos campos, principalmente nas indústrias de transportes (automóveis, aviões, etc.), eletrodomésticos (lavadoras automáticas de roupas e louças, micro-ondas, geladeiras), eletroeletrônicos (máquinas digitais de fotografia, televisores, videogames, notebooks), entre outras.

O profissional pode atuar ainda no desenvolvimento de equipamentos de instrumentação médico-cirúrgico, sistemas de controle de satélites e de embarcações e qualquer outro dispositivo que se adéque às necessidades tecnológicas. Em alta, o trabalho com a chamada “Tecnologia da Informação Verde”, ou seja, a criação de frutos tecnológicos por meios ecologicamente corretos. Vagas ainda em bancos, empresas de comércio eletrônico, de consultoria tecnológica e de entretenimento.

Como é o curso na UFC

As atividades do curso de Engenharia da Computação, em Sobral, tiveram início em setembro de 2006. Atualmente são oferecidas 40 vagas, para turma única. No Campus de Sobral, são disponibilizadas três vertentes de estudo: para privilegiar sua formação em software o aluno deve optar por Ciência da Computação; em hardware, a opção deverá ser Controle e Automação. Se o desejo do aluno for especializar-se em sistemas de comunicação, ele deverá escolher Telecomunicações. No Campus de Quixadá, o curso inicia suas atividades em 2015.1.

Mais sobre o curso

Engenharia da Computação - Sobral