Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Educação Física

O que faz

Desenvolver a capacidade física das pessoas e, assim, promover a saúde de corpo e mente é a atividade principal do educador físico. Ele trabalha realizando testes e fazendo a avaliação física de seus alunos. Atua ministrando aulas em escolas de Ensino Fundamental e Médio, trabalhando o condicionamento corporal de grupos especiais como idosos, gestantes, deficientes e enfermos e no entretenimento e recreação em hotéis, spas e clubes. Academias, praias, parques e escolinhas de esportes são locais de trabalho para esse profissional, que pode exercer também a atividade de técnico esportivo. Uma possibilidade para o educador físico é ser personal trainer e oferecer a seus clientes instruções personalizadas de exercícios físicos. Com o aumento da preocupação por parte das empresas quanto à saúde de seus empregados, o graduado em Educação Física pode ainda ministrar aulas de ginástica laboral. Promoção de eventos esportivos e treinamento de equipes, além de consultoria e assessoria na área são suas atividades.

O que estuda

Pode-se dizer que, para ser um educador físico, é preciso ter um pé na área biológica (Anatomia, Fisiologia e Bioquímica) e outro nas Ciências Humanas (Psicologia, Sociologia e Antropologia). Na formação, disciplinas como Recreação e Ludicidade, Esportes Coletivos, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora, Ginástica Geral, História da Educação Física e Educação Especial. Depois de graduado, o profissional pode optar por atuar na área generalista ou pelas especializações, por exemplo, Aeróbica, Dança, Ginástica Olímpica, Recreação e Desenvolvimento Humano.

Área de atuação/Mercado de trabalho

Até 1998, a profissão de educador físico não era regulamentada. Com isso, qualquer pessoa podia atuar como instrutor em academias ou clubes, o que representava um risco para os frequentadores desses estabelecimentos. Sem um conhecimento adequado, muitas vezes essas pessoas forneciam instruções equivocadas, podendo gerar lesões musculares e até problemas graves. Atualmente, todo local que trabalha com atividades físicas tem por obrigação ter em seu quadro de funcionários um professor de Educação Física. Além das academias, os educadores físicos podem atuar em vários locais. Ele pode trabalhar em instituições públicas e privadas, escolas, clubes, associações esportivas, entre outros. Em hospitais e clínicas, integra equipes na recuperação de pacientes e prevenção de doenças. Boas oportunidades em hotéis, spas e resorts, no entretenimento de hóspedes, e como personal trainer. A maioria das vagas está na iniciativa privada e no terceiro setor. O turismo ecológico é um novo campo que tem absorvido educadores físicos.

Como é o curso na UFC

O Curso de Educação Física da Universidade Federal do Ceará foi criado em 1992, já com as opções Licenciatura e Bacharelado. Atualmente são oferecidas 50 vagas para cada modalidade. O curso é diurno e noturno, com oito semestres e integra o Instituto de Educação Física e Esportes - Iefes.

Mais sobre os cursos

Educação Física – Bacharelado e Licenciatura – Diurno – Fortaleza

Educação Física – Bacharelado e Licenciatura – Noturno – Fortaleza

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo