Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Direito

O que faz

Solucionar questões, mediar conflitos, defender interesses são algumas das atribuições dos graduados em Direito. O estágio inicial da carreira é de advogado. Logo ao sair da Universidade, o estudante possui nas mãos o título de bacharel em Direito, que o habilita a lecionar. Para advogar, é necessário que seja aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.

O advogado atua na representação de pessoas jurídicas, como empresas e instituições, ou de pessoas físicas, os indivíduos. Os magistrados, que são os juízes, desembargadores ou ministros de tribunais superiores, dentre várias atividades, julgam processos, emitem despachos, proferem sentenças e asseguram a proteção aos direitos. O promotor público trabalha no Ministério Público, promovendo ações penais públicas, conduzindo inquéritos e atuando na defesa dos direitos coletivos.

Outras áreas de atuação dos graduados em Direito são a arbitragem internacional, na resolução de questões entre países, e a consultoria e assessoria jurídica a empresas. Mais opções são atuar como delegado de polícia, coordenando investigações, expedindo documentos e conduzindo inquéritos, ou procurador público, que trabalha nos tribunais, na defesa de direitos.

O que estuda

São necessários cinco anos para graduar-se em Direito. Com uma formação humanística, o estudante entra em contato, na Universidade, com Antropologia, Filosofia, Ciência Política e Sociologia. Na integralização curricular, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Processual Civil e Penal, Direito Internacional Público e Privado e História e Estudo do Direito.

Muita leitura e atualização dos conhecimentos são fundamentais em função das constantes mudanças nas leis. Para uma boa colocação no mercado de trabalho, é importante ainda fazer uma especialização, por exemplo, Direito Civil, Direito Tributário, Direito Internacional, Direito Trabalhista, Direito Previdenciário, Direito Penal, Direito Comercial e Direito Administrativo.

Área de atuação/Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para os graduados em Direito é muito concorrido, fruto do grande número de cursos existentes no País. No entanto, há ainda boas oportunidades. O serviço público é o que oferece mais e melhores chances. A demanda é grande por magistrados. Profissionais com especialização em Direito Ambiental, Direito do Consumidor, Direito Comercial e Direito Tributário são muito procurados. Também encontram emprego com facilidade aqueles que lidam com Direito Internacional – devido ao crescimento do comércio do Brasil com outros países – e Direito Autoral.

Dentre os campos de atividades estão o trabalho como autônomo, em escritórios de advocacia, em departamentos jurídicos de empresas públicas ou privadas e instituições financeiras. Na área de tecnologia da informação são requisitados profissionais para atuar com questões relativas à Internet e propriedade intelectual. Dentre as áreas de atuação estão Advocacia Pública, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Ambiental, Direito Comercial, Direito do Consumidor, Direito Penal, Direito Tributário e Direito Trabalhista.

Como é o curso na UFC

O ensino de Direito no Ceará já existia antes mesmo do surgimento da UFC: a Faculdade Livre de Direito do Ceará foi criada em 1903. Atualmente, o curso, com duração de dez semestres, é ofertado nos períodos diurno e noturno. São disponibilizadas 100 vagas para cada período, distribuídas em duas turmas de 50 alunos.

Mais sobre os cursos

Direito (Diurno e Noturno) - Fortaleza

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo