Ciência da Computação

O que faz

A Computação é a ciência que se dedica à criação de programas e softwares para computadores capazes de solucionar problemas automaticamente. A partir da análise e identificação do problema, o cientista da computação programa a máquina para que ela resolva efetivamente a situação. O profissional precisa ser capaz de compreender o problema, pensar nas soluções e criar o programa que será usado. Além disso, precisa verificar se a solução elaborada por ele está correta e será útil.

O cientista da computação pode atuar em diversas áreas, como análise, desenvolvimento, venda e utilização de sistemas computacionais e digitais. Pode também fazer a aplicação de tecnologia da informação em vários setores: agricultura, telecomunicações, automação industrial e saúde, entre outras. Atua ainda com desenvolvimento de jogos, softwares e aplicativos para Internet e smartphones.

O profissional também tem a oportunidade de atuar no desenvolvimento de aplicativos baseados em computação gráfica e realidade virtual ou na manutenção e criação da infraestrutura de softwares dos computadores – é o caso dos sistemas operacionais, compiladores, bancos de dados e navegadores.

O que estuda

A formação do bacharelando em Ciência da Computação é voltada para a união entre a teoria das construções computacionais e a prática em dispositivos tecnológicos e sistemas de computação, com base nos estudos de Matemática, Metodologia Científica e Engenharia.

Essas três áreas proporcionam ao estudante uma formação ancorada no embasamento lógico e na fundamentação teórica necessários para compreender o funcionamento dos computadores (Matemática); nas metodologias voltadas a desenvolver técnicas e estratégias para a solução de problemas computacionais (Metodologia Científica) e as técnicas para construção de hardware e software (Engenharia).

Durante o curso, o aluno estuda disciplinas como Arquitetura de Computadores, Banco de Dados, Construção e Análise de Algoritmos, Engenharia de Software, Computação Gráfica, Inteligência Artificial, Linguagens de Programação, Redes de Computadores, Técnicas de Programação e Teoria da Computação, entre outras.

Área de atuação/Mercado de trabalho

O cientista da computação possui ampla variedade de locais para atuar no mercado de trabalho. Comércio, indústrias, centros de pesquisa, grupos financeiros e empresas de informática são alguns exemplos. Outros campos de atuação abrangem consultoria, desenvolvimento de bancos de dados e engenharia de software e auditoria. Além disso, o profissional pode trabalhar nas áreas médica e educacional desenvolvendo softwares e montando redes de computadores. Uma área promissora para o profissional é de telecomunicações.

Após concluir o curso, o profissional pode exercer os cargos de analista de segurança de sistemas, gerente de redes de computadores, arquiteto de softwares, administrador de banco de dados ou ainda pesquisador em universidades e institutos de pesquisa. Estão em expansão as áreas de mobilidade e segurança de sistemas.

Como é o curso na UFC

O ensino de Computação na UFC teve início em 1975 a partir da criação do curso de graduação em Tecnologia de Processamento de Dados. Atualmente, o curso de Ciência da Computação possui duração mínima de oito semestres. Oferece 60 vagas, no começo do ano, para ingresso de novos alunos em turma única. O curso é diurno e integra a unidade acadêmica do Centro de Ciências, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Mais sobre o curso

Ciência da Computação - Fortaleza