Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Ciências Contábeis

O que faz

O contador cuida da saúde financeira, econômica, tributária e patrimonial de uma empresa ou instituição. É ele quem gerencia as contas, analisa o desempenho financeiro, produz relatórios e sugere orientações que visam auxiliar empresários nas tomadas de decisão. Tudo isso para assegurar o bom funcionamento organizacional.

O profissional de contabilidade é responsável por fazer e revisar o balanço contábil, monitorar e calcular lucros e gastos, elaborar demonstrações contábeis, traçar projeções e fazer orçamentos. Ele se preocupa também com questões tributárias e fiscais, ou seja, com o pagamento de impostos, determinando o melhor regime tributário que cada organização deve seguir.

É também da alçada do contador a perícia (judicial ou extrajudicial) e a auditoria contábil, isto é, o exame detalhado das atividades de uma empresa para verificar a existência ou não de irregularidades. Pode atuar na consultoria e na assessoria contábeis, atendendo pessoas e companhias. Desde 2010, para obter o registro profissional, o contador deve ser aprovado no exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade.

O que estuda

Gostar de Ciências Exatas é um pré-requisito para aqueles que querem se dedicar à área contábil. Porém, a formação do contador também envolve Ciências Humanas, Administração, Contabilidade, Direito, Economia, Estatística e Matemática. Além disso, Filosofia, Português, Psicologia e Sociologia são alguns dos assuntos estudados durante a faculdade.

Nos quatro primeiros semestres, a grade curricular do curso da UFC prevê disciplinas como Teoria Geral da Administração, Matemática Financeira e Contabilidade Básica, Avançada e de Custos. Depois, o estudante tem aulas de Legislação Tributária, Orçamento Público e Empresarial, Contabilidade Governamental, Gerencial e Internacional, Auditoria, Perícia Contábil, entre outras disciplinas. Por último, cursa as disciplinas de Estágio Supervisionado e Monografia.

Área de atuação/Mercado de trabalho

Toda organização, de pequeno a grande porte, necessita de um contador. Por isso, o mercado de trabalho é amplo e diversificado para esse profissional. Em empresas, ocupa cargos como de planejador tributário, analista financeiro, contador gerencial e controller (gestor de controladoria, área que se utiliza do controle e do planejamento de orçamentos para dar suporte a decisões empresariais).

O profissional também pode abrir escritório próprio e ser auditor independente, consultor e perito contábil, ou trabalhar em ONGs. No setor público, pode ser auditor fiscal ou perito judicial. Ainda há a opção de se dedicar ao ensino, sendo professor e pesquisador em universidades.

Como é o curso na UFC

A origem do curso de Ciências Contábeis da UFC remonta ao ano de 1949, quando foi criado o curso de Contábeis e Atuariais da então Faculdade de Ciências Econômicas do Ceará. Atualmente, faz parte da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da UFC. Disponível na modalidade bacharelado, o curso funciona nos períodos diurno e noturno. Para cada um dos turnos, são ofertadas 80 vagas, 40 para o primeiro semestre, 40 para o segundo. Ambas as graduações, diurna e noturna, têm duração mínima de nove semestres.

Mais sobre os cursos

Ciências Contábeis (Diurno) - Fortaleza

Ciências Contábeis (Noturno) - Fortaleza

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo