Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Ciências Biológicas

O que faz

De origem grega, a palavra “Biologia” significa “estudo da vida” (bio = vida e logos = estudo). Como o próprio nome já diz, é a ciência que se dedica a estudar todas as formas de vida, desde os micro-organismos até os seres mais complexos, por exemplo, o ser humano. Podemos dizer que o biólogo estuda o funcionamento dos organismos e a relação deles e com o ecossistema onde habitam.

O profissional pode atuar em diversas áreas, a exemplo da pesquisa com células-tronco, engenharia genética, e educação ambiental, aproveitando a preocupação cada vez maior com o meio ambiente e com desenvolvimento sustentável. Pode também trabalhar na perícia e biologia forenses e na gestão de bancos de células e material genético.

Além disso, o biólogo pode ingressar em universidades, desenvolvendo pesquisas ou ministrando aulas. Para isso, o estudante deve procurar a formação da licenciatura, que o habilita a dar aulas em escolas de ensino fundamental, médio e universidades.

O que estuda

A formação do estudante de Ciências Biológicas é ampla e abrangente. Durante o curso, o aluno estuda disciplinas dos mais variados ramos da Biologia: Ecologia, Fisiologia, Anatomia, Evolução, Genética, Bioquímica e Zoologia, por exemplo.

Além dessas matérias, comuns às modalidades de licenciatura e bacharelado, o aluno que opta pela licenciatura tem disciplinas relacionadas ao ensino da Biologia, por exemplo Instrumentalização para o Ensino da Ciência, Didática, Libras (língua brasileira de sinais) e Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem na Adolescência.

Área de atuação/Mercado de trabalho

Os locais de atuação do profissional da Biologia são bem diversificados: escolas, universidades, hospitais, laboratórios de pesquisa, organizações não governamentais (ONGs), parques e áreas de proteção ambiental, empresas, indústrias, entre tantos outros.

No campo do meio ambiente e biodiversidade, o biólogo pode desenvolver atividades de ecoturismo, educação ambiental e gestão de jardins botânicos. Pode trabalhar também com paisagismo, planejamento, criação e gestão de unidades de conservação e áreas protegidas, contribuindo para a preservação dos ecossistemas mundiais.

No setor de saúde, o profissional pode atuar com aconselhamento genético, reprodução humana assistida e gestão de bancos de células e material genético. O trabalho do biólogo também é requisitado na biologia e perícia forense, área que utiliza os conhecimentos da biologia como recurso para a investigação e resolução de crimes.

Como é o curso na UFC

Criado em 1970, o curso de Ciências Biológicas tem duração mínima de oito e máxima de doze semestres. Existem duas modalidades: o bacharelado (que habilita o aluno a trabalhar na área, desenvolvendo pesquisas) e a licenciatura (que prepara o aluno para dar aulas em instituições de ensino fundamental, médio e superior). São ofertadas 80 vagas para os alunos ingressantes: 40 para o primeiro semestre do ano e 40 para o segundo semestre. As atividades do curso, nas duas modalidades, são diurnas, no período da manhã e da tarde.

Mais sobre o curso

Ciências Biológicas - Fortaleza

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo