Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Administração

O que faz

Planejar, coordenar, gerir. Essas são palavras-chave no campo administrativo. A Administração está relacionada à gestão de recursos humanos, materiais e financeiros de qualquer organização ou instituição (pública ou privada, com ou sem fins lucrativos), para a concretização de metas preestabelecidas. O administrador gerencia a organização, define os objetivos a serem alcançados e faz planejamentos táticos para garantir o bom funcionamento dela. Em empresas, também traça estratégias mercadológicas, visando à geração de lucro.

O graduado pode trabalhar no controle financeiro, na administração de material e patrimônio e na supervisão do processo produtivo de uma indústria, cuidando de etapas desde a compra e o armazenamento da matéria-prima até a distribuição do produto final. Nos recursos humanos, faz a mediação entre empresa e colaboradores, coordenando, por exemplo, processos de seleção, admissão, treinamento e demissão de pessoas. No marketing, realiza pesquisas de mercado, estuda o perfil do consumidor, cria e aperfeiçoa mercadorias e serviços, planeja vendas e elabora planos estratégicos para o posicionamento competitivo de uma marca ou produto. O profissional ainda pode participar de negociações no comércio exterior, captar e administrar recursos em ONGs, realizar perícias e auditorias em empresas e gerir sistemas de informação corporativos.

O que estuda

Por ser amplo o leque de atividades do futuro profissional, a formação do estudante de Administração é generalista. A graduação engloba conhecimentos variados, como Contabilidade, Empreendedorismo, Finanças, Gestão de Pessoas e Marketing, além de noções de Direito, Economia, Estatística, Psicologia, Sociologia, etc.

Nos semestres iniciais do curso de Administração da UFC, o graduando estuda Teoria Geral da Administração; Organizações: Sistemas, Estruturas e Gestão; Matemática Financeira; dentre outras disciplinas. Do quarto semestre em diante, a grade curricular prevê disciplinas mais específicas como: Gestão de Operações, Gestão de Pessoas, Finanças Corporativas, Administração Mercadológica e Administração Estratégica.

Os períodos finais são destinados ao Estágio Supervisionado e ao Trabalho de Conclusão de Curso. Após o término, o graduado pode fazer o mestrado acadêmico ou o profissional do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da UFC, além de especializações.

Área de atuação/Mercado de trabalho

A presença do administrador é requisitada em praticamente todo setor empresarial: financeiro, recursos humanos, marketing, operação e logística, produção, vendas etc. O trabalho do profissional se estende também a qualquer tipo de organização, do âmbito público ou privado, de ramos diversos.

Escolas, hospitais, hotéis, clubes esportivos, associações, indústrias, agroindústrias, empresas de consultoria e de auditoria, instituições públicas e ONGs são alguns dos locais de trabalho em que pode atuar. Além disso, ainda há a possibilidade de o formado se dedicar ao empreendedorismo, abrindo o próprio negócio.

Como é o curso na UFC

Autorizado em julho de 1976 e reconhecido em 1988, o curso de Administração da UFC é ofertado desde 1996 em dois turnos: diurno e noturno. Atualmente, são oferecidas 80 vagas para o curso diurno (40 para o primeiro semestre e 40 para segundo) e 80 vagas para o curso noturno (distribuídas da mesma forma que o diurno). Disponíveis na modalidade bacharelado, ambas as graduações têm duração mínima de quatro anos e meio (nove semestres).

Mais sobre os cursos

Administração (Diurno) - Fortaleza

Administração (Noturno) - Fortaleza

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo