Engenharia de Telecomunicações

O que faz

O Engenheiro de Telecomunicações, ao final do curso, contará com uma sólida formação técnica, científica e profissional e terá competências para periciar e auditar sistemas e redes de telecomunicações; planejar, conceber, especificar, projetar e implementar equipamentos, sistemas e redes de telecomunicações com e sem fio; realizar testes de aceitação e inspeção em equipamentos e sistemas de telecomunicações; realizar pesquisa e participar como agente no desenvolvimento de novas tecnologias.

O que estuda

A formação em Telecomunicações é dividida em cinco núcleos: conteúdos básicos, profissionalizantes, específicos, atividades de prática e disciplinas livres. O estudante irá aprofundar-se em áreas como: comunicações móveis, redes ópticas, TV digital, processamento estatístico de sinais, redes de comunicações, sistemas de comunicações via rádio e comunicações por satélites.

Área de atuação/Mercado de trabalho

Diante da evolução permanente que é observada na área das telecomunicações, com um mercado aquecido e em expansão, as áreas de atuação do engenheiro de telecomunicações são diversas nas estruturas dos sistemas públicos e privados, civis e militares, acadêmicos e industriais, com alcances sociais e pessoais ilimitados.

Podem ser citadas como exemplos de área de atuação os setores e empresas de: radiodifusão de sons e imagens, analógicas e digitais; televisão aberta ou paga; internet; prestação de serviços, indústrias de insumos, de transformação e de aplicações em geral com áudio, multimídia, vídeos, imagens e textos; redes de banda larga; comunicação de dados; empresas de telecomunicações; sistemas de comunicações e com tecnologia da informação; teleinformática, com técnicas analógicas e digitais; telefonia e radiocomunicação fixa e móvel com satélites de comunicação; comunicação em multimídia e telecomunicação via cabo ou rádio; instalações, equipamentos elétricos, eletrônicos, magnéticos e ópticos da engenharia de comunicação e de telecomunicações; sistemas de cabeamento estruturado e fibras ópticas.

Como é o curso na UFC

O Curso de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal do Ceará inicia sua primeira turma em 2015 e atualmente são oferecidas 60 vagas/ano. A carga horária é de 3.600 horas, distribuídas ao longo de 10 semestres. O curso é de turno integral e faz parte da unidade acadêmica Centro de Tecnologia, no Campus do Pici.

Mais sobre o curso

Engenharia de Telecomunicações - Fortaleza