Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Ingresso na UFC

O ingresso nos cursos de Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) pode ser feito através:

Sistema de Seleção Unificada (SiSU)

A UFC realiza a seleção de suas vagas nos Cursos de Graduação Presencial, com exceção de Letras-Libras, utilizando a metodologia do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Para mais informações, consulte a página do SiSU na UFC: www.sisu.ufc.br

Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

O ingresso nos Cursos de Graduação Semipresencial se dá por aproveitamento de nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas vagas e pólos são disponibilizados em edital próprio do Instituto UFC Virtual.

A nota do Enem é utilizada também para o ingresso no curso presencial de Letras-Libras, cuja seleção também se dá por edital próprio, de modo a priorizar o acesso a pessoas com deficiência auditiva.

Em ambos os casos os casos, considera-se apenas o Enem em sua edição mais recente.

Admissão de Graduado

Trata-se de admissão solicitada por pessoas já graduadas para ingresso em novo curso, cujo deferimento depende da existência de vagas no curso pretendido e de processo seletivo com aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme estabelecido no edital vigente.

A data de divulgação desse edital pode ser verificada no Calendário Universitário.

Admissão por Convênio

A UFC recebe estudantes estrangeiros provenientes da América Latina e África através de um Programa de Intercâmbio Cultural, visando à formação de recursos humanos em cooperação com os países em desenvolvimento.

Aluno Especial (admissão em disciplinas isoladas)

Permitida a graduados ou a alunos de Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) situada fora da área metropolitana de Fortaleza que queiram cursar um máximo de 5 (cinco) disciplinas.

Para mais informações, acesse a seção de Perguntas Frequentes.

Mudança de Curso

Esta modalidade é restrita aos alunos da UFC que tenham cursado todas os componentes curriculares obrigatórios do primeiro ano do curso de origem. Depende, também, de vagas no curso pretendido e de processo seletivo. 

A data de divulgação desse edital pode ser verificada no Calendário Universitário.

Transferência

Mecanismo que prevê a admissão de estudantes oriundos de outras Instituições de Ensino Superior (IES). Pode ser de caráter obrigatório ou facultativo

Transferência obrigatória ou ex officio

É aquela que, independente da existência de vaga, é destinada a servidor público federal, civil ou militar, ou a seus dependentes, que tenha sido transferido por necessidade de serviço e seja proveniente de instituições de ensino superior públicas. 

Transferência facultativa

Depende da existência de vagas no curso pretendido e de processo seletivo, com aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme estabelecido no edital vigente

A data de divulgação desse edital pode ser verificada no Calendário Universitário.

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo