Diretor da Casa Amarela é premiado em festival de cinema de Cuba

O Diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira, Wolney Oliveira, conquistou dois prêmios na categoria Documentário do 33º Festival Internacional do Novo Cinema Latinoamericano de Havana, em Cuba, com o filme "Os últimos cangaceiros". A obra levou o "Terceiro Prêmio Coral de Melhor Documentário".

O filme, que já tem distribuição comercial garantida pela "Imovision" (SP) e poderá ser assistido nas salas brasileiras de cinema a partir do segundo semestre de 2012, também recebeu, na ocasião, o "Prêmio Cibervoto del Portal del Cine y el Audiovisual Latinoamericano y Caribeño".

"Os últimos cangaceiros" contou com recursos do 6º Prêmio Ceará de Cinema e Vídeo (2006), do Governo do Estado do Ceará e da Agência Nacional de Cinema (Ancine), através do Fundo Setorial do Audiovisual/FINEP, além de patrocínio de mecenato das empresas Coelce, BNB, BNDES e Transpetro e apoio da Universidade Federal do Ceará. O trailer do filme pode ser assistido aqui.

SINOPSE - Durante mais de meio século, Durvinha e Moreno esconderam sua verdadeira identidade até dos próprios filhos, que cresceram acreditando que os pais se chamavam Jovina Maria da Conceição e José Antonio Souto, nomes falsos sob os quais haviam reconstruído suas vidas. Durvinha e Moreno fizeram parte do bando de Lampião, o mais famoso líder do cangaço. A verdade só é revelada quando Moreno, então com 95 anos, resolve dividir com os filhos o peso das lembranças e reencontrar parentes vivos, entre eles, seu primeiro filho.

FICHA TÉCNICA – Direção e roteiro: Wolney Oliveira / Empresa produtora: Bucanero Filmes / Produção: Margarita Hernández / Fotografia: Eusélio Gadelha / Montagem: Mair Tavares e Daniel Garcia / Música: DJ Dolores.

Fonte: Wolney Oliveira, diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira - fones: 85 3366 7772 / 85 3366 7773