UFC presta homenagens no Dia do Engenheiro e do Arquiteto

O Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará assinalou a passagem do Dia do Engenheiro e do Arquiteto com uma série de homenagens a ex-diretores, ex-professores e à turma de engenheiros graduados em 1961, que comemora Jubileu de Ouro. A solenidade foi realizada no auditório Cândido Pamplona.

Placa ExpeditoO evento constou de homenagem póstuma aos professores Expedido José de Sá Parente e José Edward Ramalho Leite; da entrega da Medalha Engenheiro Paulo de Frontin ao Prof. Fernando Ribeiro de Melo Nunes e de placas aos ex-professores Hugo Mota, Alexandre Diógenes e José Lourenço Mont’Alverne.

O Prof. Barros Neto, Diretor do Centro de Tecnologia, disse ser um “defensor de se prestar homenagem a todos que  contribuíram para o engrandecimento desta Universidade”. Informou que os nomes dos professores Antonio Telmo Nogueira Bessa e Expedito de Sá Parente passarão a nominar dois Blocos do CT, o 729 (Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais) e o 709. Em cada um deles foram apostas placas alusivas, descerradas pelas senhoras Elza Bessa e Eliete Parente, viúvas dos respectivos homenageados. Também foi afixada placa referente ao Jubileu de Ouro dos formados em 1961, que foi descerrada por alguns integrantes da turma.

Em sua fala, o Diretor do Centro de Tecnologia fez uma prestação de contas de sua gestão à frente do CT no quadriênio 2007/2011, enumerando as realizações. Creditou o sucesso da gestão à parceria com o Vice-Diretor, Prof. Célio Loureiro, “e o apoio da Administração Superior, na pessoa do Reitor Jesualdo Farias”. Fez projeções para os próximos quatro anos, nos quais espera consolidar o que foi realizado em seu primeiro mandato.

MEDALHA PAULO DE FRONTIN – Como parte das comemorações foi entregue ao professor Fernando Ribeiro de Melo Nunes a Medalha Engº. Paulo de Frontin. O homenageado agradeceu a honraria, falou de sua trajetória na UFC e disse ter ainda um projeto a realizar, a criação do Departamento de Engenharia de Produção.

Foram homenageados, também, os melhores alunos concludentes de cada curso de Graduação do Centro de Tecnologia, que receberam placas. Foram eles: Natália Medeiros de Cerqueira, Dante Emanuel Gadelha e Leandro Viana Braga (Arquitetura e Urbanismo); Rafael Gomes Diógenes, Máximo Alexandrino Nogueira e Caroline Valente (Engenharia Civil); Carlos Felipe Parente Lima, Guilherme Gomes Nascimento e Samuel Pires Ribeiro (Engenharia Elétrica); Sâmia Sousa Araújo, Linele Máximo Pinho Pessoa e Natacha Gadelha Rocha (Engenharia de Produção Mecânica); David Oliveira Almeida, Francisco Elmo Linha Uchoa Filho e Márcio Montenegro Moreira de Sousa (Engenharia Mecânica); Nathanael Wagner Morais, Mazart Queiroz Neto e Francisco Akassio Correia da Silva (Engenharia Metalúrgica);Pedro Felipe Gadelha Silvino, Yuri Barreto Kaminski e João Felipe Gonçalves de Oliveira (Engenharia Química); George Barroso Casé, Eduardo Aragão Mattos Donato e Ítalo Cavalcante Sampaio (Engenharia de Teleinformática).

Homenagem EngenheirosEm nome dos engenheiros formados em 1961 falou o professor Vicente de Paulo Pereira Barbosa Vieira, que relembrou os tempos de estudante, o convívio com os colegas, ressaltando que dos 17 graduados, oito se tornaram professores. Na ocasião, ele procedeu à entrega do álbum ao Prof. Barros Neto.

Dizendo se sentir “em casa”, por pertencer ao quadro de docentes do Centro de Tecnologia e por ter sido seu Diretor, o Prof. Jesualdo Farias falou da justeza das homenagens que estavam sendo prestadas e alertou à nova geração de professores, sobre a responsabilidade que têm de seguir adiante com o trabalho. O Reitor destacou que o Ceará, na Região Nordeste, foi o único Estado que se antecipou às discussões de grandes projetos como a refinaria e a siderúrgica e a UFC foi mais além, preparando o campo para formar profissionais nos cursos de Engenharia Metalúrgica, de Petróleo, de Produção, e de Energias Renováveis. Reconhecendo que “temos muito o que comemorar, porque no Estado se faz uma engenharia de qualidade e competitiva”, o Reitor destacou que, com o gesto de homenagear seus alunos, a UFC dá sinais de reconhecimento do quanto a Instituição constrói a inteligência desse Estado. Por fim, disse aceitar o desafio do Prof. Fernando Melo Nunes de criar o Departamento de Engenharia de Produção.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fones: 85 3366 7331 / 85 3366 7332