Livro analisa o brincar no desenvolvimento da criança

"O brincar e a brinquedoteca: Possibilidades e experiências" é o título do livro organizado pelo Prof. Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida, que será lançado no dia 7 de dezembro, às 19h, no Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará - ADUFC Sindicato.

A publicação é resultado de trabalho desenvolvido pelo projeto de extensão Brinquedoteca de Pesquisa e Lazer, vinculado ao Laboratório de Brinquedos e Jogos, do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará.

De acordo com o organizador, o "livro busca explorar, desenvolver e ampliar as discussões teóricas e práticas sobre o brincar e a brinquedoteca, fortalecendo a importância que o lúdico ocupa dentro do desenvolvimento e na aprendizagem da criança e do adolescente".

Ele informa que "o livro possibilitou a participação de vários autores do Brasil com diferentes olhares sobre o mesmo tema. Como resultado deste trabalho coletivo, surgiram temáticas que os leitores com certeza terão um grande prazer em ler e conhecer. Cada autor teve a plena liberdade de escolher um conteúdo dentro de sua área de interesse e atuação".

Além do Prof. Marcos Teodorico, que dirige o Labrinjo, são co-autores: Tizuko Morchida Kischimoto, Coordenadora do Laboratório do Brinquedo e Material Pedagógico e do Museu da Educação e do Brinquedo da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Maria Isabel Leite, pesquisadora e consultora na área de educação, infância, museu e arte; Beatriz Picolo Gimenes, membro do Conselho da Associação Brasileira de Brinquedotecas – ABBRI e da International Toy Library Association; Maria do Carmo Kobayashi, professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Maria Ângela Barbato Carneiro, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e coordenadora do Núcleo de Cultura e Pesquisas do Brincar da faculdade de Educação dessa Universidade.

Fonte: Prof. Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida, coordenador do Labrinjo/UFC - fone: 85 3366 9216