Projeto do Labomar recebe Prêmio Santander Universidade Solidária

O projeto "Bases sustentáveis para o cultivo da alga Gracilaria como subsídio à melhoria de renda da comunidade costeira da praia da Baleia, Itapipoca (CE/Brasil)", do Instituto de Ciências do Mar, da Universidade Federal do Ceará, foi um dos oito vencedores do Prêmio Santander Universidade Solidária em 2011.

O projeto é coordenado pela Profª Danielle Sequeira Garcez, do Labomar; pelo Prof. Jorge Iván Sánchez Botero, do Departamento de Biologia da UFC; e o mestre Marcelo Tavares Torres, consultor em projetos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do Ministério da Pesca e Aquicultura.

A cerimônia de entrega do Prêmio realizou-se segunda-feira (21), em São Paulo. Estiveram presentes, o Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Pereira Farias, e os coordenadores do projeto Danielle Garcez e Jorge Botero. Vencedor na temática "Desenvolvimento sustentável com ênfase em geração de renda", o projeto concorreu com mais de 500 inscritos de todo Brasil. O Prêmio, no valor de R$ 50 mil, deverá ser aplicado no desenvolvimento do próprio projeto.

O estudo engloba pesquisa e extensão e tem o propósito de contribuir para produção de mudas da alga Gracilaria pela Cooperativa de Pesca, Aquicultura e Agricultura de Baleia (Coopamab). O objetivo é aumentar a produção local de algas, reduzindo a forte pressão da atividade extrativista, além de repovoar e promover o manejo sustentável dos bancos naturais de Gracilaria na localidade. Para melhoria na renda daquela comunidade, são previstos diversos cursos de capacitação para os membros da Cooperativa, incluindo manipulação e culinária à base de algas e prospecção de mercado.

As atividades do projeto contemplam o envolvimento de estudantes de graduação de diversos cursos da UFC, dentre eles: Ciências Ambientais, Oceanografia, Ciências Biológicas e Engenharia de Pesca. Os estudantes realizarão, ainda, atividades de educação ambiental junto à escola local e centros comunitários. A experiência desenvolverá nesses estudantes habilidade para dialogar com novos olhares e culturas.

Fonte: Profª Danielle Sequeira Garcez, da Coordenação do Projeto – (fone: 85 3366 7044)