Pró-Reitoria seleciona setores para lotação de bolsistas em 2012

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC divulgou o edital nº 05/2011, relativo ao processo seletivo de locais para atuação de bolsistas do Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica para o ano de 2012. Estão disponíveis 800 bolsas e os interessados devem encaminhar o Formulário de Solicitação de Bolsista à PRAE até 22 de dezembro.

O formulário está disponível no site da PRAE, devendo ser preenchido e entregue na Pró-Reitoria. Os locais de atuação dos bolsistas são os programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão devidamente cadastrados nas respectivas pró-reitorias; as diretorias de unidades acadêmicas, coordenações de cursos, chefias de departamento, laboratórios, núcleos e outros. O tempo de permanência do aluno com a bolsa é de até 10 meses, findando, impreterivelmente, em dezembro de 2012.

Cada interessado poderá solicitar a quantidade de bolsistas que considerar necessária para o desenvolvimento das atividades propostas, o que será analisado com base na dimensão das atividades e justificativa apresentada, na relação do número de locais e da quantidade de bolsistas solicitados e no número de bolsas disponíveis no Edital.

O Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica objetiva propiciar aos estudantes de graduação presenciais em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada, especialmente os de semestres iniciais na Universidade, condições financeiras para permanência e desempenho acadêmico satisfatório, mediante atuação em locais vinculados às unidades acadêmicas e administrativas da UFC, que favoreçam o seu desenvolvimento e adaptação inicial junto à Universidade.

O bolsista de iniciação acadêmica pode envolver-se em atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas, desde que contribuam para sua formação acadêmica, profissional e pessoal. As atividades devem ser compatíveis com o potencial de desempenho dos bolsistas, tendo em vista que são jovens iniciando um curso de graduação e, possivelmente, matriculados em cursos distintos das atividades acadêmicas e administrativas próprias do local de atuação.

Fonte: Profª Maria Clarisse Ferreira Gomes, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da UFC - (fone: 85 3366 7440)