Aluno da UFC está entre finalistas do Prêmio Cearense de Química

O estudante Francisco das Chagas Lima Pinto, do curso de Química da UFC, é um dos finalistas do Prêmio Cearense de Química, promovido pelo Sindicato das Indústrias Químicas, Farmacêuticas e da Destilação e Refinação de Petróleo do Estado do Ceará (Sindquímica).

O prêmio visa incentivar a inovação no setor e divulgará os vencedores no dia 1º de dezembro, durante as comemorações de 25 anos do sindicato. Foram três os finalistas na Categoria Estudante de Química: Hortência Ribeiro Liberato (IFCE), Danya Gerucia de Sousa Holanda (IFCE/Limoeiro do Norte), além de Francisco das Chagas Lima Pinto (UFC). Os finalistas foram anunciados na sexta-feira (11).

Ao todo foram registradas 37 inscrições. O prêmio também comemora o Ano Internacional da Química e é coordenado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE), instituição ligada à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). A premiação, em dinheiro, é voltada a profissionais e estudantes de química.

De acordo com o regulamento, participam do prêmio os profissionais de química e estudantes de todas as áreas da Química que atuam no Ceará. Eles foram avaliados em conceitos que variam de um a cinco nos critérios de caráter inovador, interesse estratégico para a região, mérito técnico e científico, aplicabilidade e utilidade prática, potencial de mercado e de internacionalização e parcerias.

Os projetos concorrentes foram avaliados por um comitê de análise formado pelo Conselho Regional de Química da 10ª Região (CRQ/CE), Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF/CE), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), Sindquímica, Universidade de Fortaleza (Unifor), UFC e Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Na categoria estudante, o prêmio vai pagar R$ 3.000 ao primeiro lugar, R$ 2.000 ao segundo e R$ 1.000 ao terceiro. Para os profissionais, os valores são R$ 6.000, R$ 4.000 e R$ 2.000, ao primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema FIEC - (fone: 85 3421 5434 / 3421 5435)