Diretores e Vices de Unidades Acadêmicas planejam próximos quatro anos

"Construindo o futuro e a unidade da gestão" foi o tema do encontro de Diretores e Vice-Diretores das 16 unidades acadêmicas da Universidade Federal do Ceará que exercerão as funções no quadriênio 2011/2015, e dos ex-Diretores e Vices, que discorreram sobre suas respectivas experiências no período de 2007 a 2011. O encontro aconteceu segunda (7) e terça-feira (8), na Casa de José de Alencar, com as presenças do Reitor Jesualdo Farias e do Vice-Reitor Henry de Holanda Campos.

A reunião de trabalho objetiva compartilhar os avanços, conquistas e realizações que servirão de inspiração para o planejamento de ações futuras, ressalta o Prof. Claúdio Marques, organizador e responsável pela consolidação de um documento resultante das exposições e discussões desses dois dias. O Prof. Jesualdo Farias disse ter a convicção que os efeitos positivos não se encerram ao final do encontro e enten-de que avaliação e planejamento devem acontecer anualmente "para que se possa trabalhar com metas estabelecidas".

No primeiro dia de trabalho, os participantes, através de uma palavra, apontaram os fatores que levaram ao sucesso a gestão da UFC desde 2008 até os dias de hoje. Entre várias outras, foram escolhidas: coletivo, participação, troca, amadurecimento, competência, compromisso e futuro. O Prof. Henry Campos observou que eram dois os objetivos do encontro, um deles, "olhar para o futuro" e pensar o modo de como "fazer a travessia" que, no seu entender, será de forma coletiva. Para ilustrar, citou João Cabral de Melo Neto, em "Tecendo a Manhã", quando diz que "um galo sozinho não tece uma manhã”.

METODOLOGIA – Integrando a programação do encontro, a segunda-feira (7) foi reservado para a exposição individual dos Diretores e Vices que deixaram recentemente seus cargos, seguindo o tema "As maiores conquistas e realizações de nossa gestão". Em outro momento, foram formados quatro grupos de trabalho que se empenharam em identificar os fatores que possibilitaram as conquistas e realizações, e apresenta-ram seus resultados em exposição de 15 minutos.

Terça-feira (8), os novos dirigentes, em 10 minutos cada um, falaram sobre o que pretendem realizar no próximo quadriênio. Entre as metas comuns estavam a revisão dos projetos político-pedagógicos e a consolidação das conquistas. Dizendo que as diretrizes que seguirão nos próximos quatro anos estão expostas no programa da campanha, o Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula, do Centro de Ciências Agrárias, e Vice, Profª. Sônia Pinheiro de Oliveira, entregaram o documento do que se comprometem a realizar. Entre outras metas estão: incentivar o acesso, reduzir a evasão e aumentar a taxa de conclusão; promover a articulação com o setor produtivo para apoiar a inovação tecnológica; ampliar a captação de recursos financeiros por meio de editais e parcerias; manter contato e ações permanentes com os centros acadêmicos e associações atléticas e construir o projeto político institucional do CCA.

A Profa. Maria Goretti Rodrigues de Queiroz, Diretora da FFOE, apresentou já como realização de sua gestão a criação de um blog do Enade, que objetiva envolver os alunos no processo e nele trabalham os professores "mais carismáticos" da Unidade. E além de incentivo a servidores, técnicos e professores falou, também, sobre o que fará com relação à infraestrutura física da Unidade.

REFERÊNCIA - O Diretor do Centro de Tecnologia, Prof. Barros Neto, disse que se empenhará para a melhoria do ensino na graduação e que irá trabalhar para, em 2018, o CT ser o melhor do Norte e Nordeste. O Instituto UFC Virtual objetiva ter sede própria, criar um Mestrado Acadêmico, ampliar a captação de recursos e a inserção dos alunos na matriz orçamentária da UFC, conforme disse o Vice-Diretor, Prof. José Aires de Castro Filho.

O Prof. Davi Romero Vasconcelos incluiu entre suas metas a busca da nota máxima do Enade para os cursos do campus de Quixadá, do qual é o Diretor, e a implantação de um curso de inglês, com o apoio das Casas de Cultura da UFC. Já o Prof. Vicente de Paulo Pinto, Diretor do Campus de Sobral, que conta com cerca de 1.500 pessoas entre docentes, alunos e servidores, falou do que já existe e do que precisa ser feito, tendo em vista o crescimento dos cursos de graduação e pós-graduação.

Vamos colocar a Faculdade de Medicina da UFC entre as 10 melhores do País”, afirmou categórica a Vice-Diretora da Famed, Profª. Valéria Góes Ferreira Pinheiro, abrindo sua exposição que, em seguida, foi complementada com a fala do Diretor, Prof. Luciano Bezerra Moreira. Ele destacou, entre outras metas a serem alcançadas, a conclusão do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos.

O Diretor da FEAAC, Prof. Augusto Cabral, ressaltou que é naquela unidade onde está o maior número de alunos matriculados na UFC e disse pretender rever o projeto político-pedagógico, respeitando as diversidades de cada curso de graduação. Também falando em respeito às diferenças dos cursos que abriga - são sete - a Diretora do Centro de Humanidades, Profª. Vládia Cabral Borges, afirmou que vai trabalhar para oferecer a questão de maior segurança na área pela restauração do que considera patrimônio da cidade – os prédios das Casas de Cultura.

A exposição da Diretora da Faculdade de Educação, Profa. Isabel Filgueiras Lima Ciasca, foi dividida em quatro eixos: graduação, pesquisa, pós-graduação e exten-são e assistência aos estudantes e recursos humanos. Ela também falou sobre segurança do entorno da Faced, que está entre os objetivos da sua gestão.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (Fone: 3366 7331 / 3366 7332)