Começou a 6ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

Acontece de 8 a 14 de novembro, na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591 – Benfica), equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará, a 6ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul.

O evento, que também passa por Brasília e as 26 capitais estaduais, conta com 46 filmes. Fazem parte da proramação diversos títulos, inclusive inéditos, da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Entre as pré-estreias, destacam-se os novos longas-metragens de Mara Mourão (“Quem se Importa”), Eliane Caffé (“Céu Sem eternidade”) e Érika Bauer (“E A Terra Se Fez Verbo”).

São também inéditas no País, em exibição na Mostra, as produções “TAVA – Paraguay Terra Adentro” (de Lucas Keese, Lucía Martin e Mariela Vilchez, Paraguai/Argentina), “Quatro Litros por Tonel” (de Belimar Román Rojas, Venezuela/Argentina), e os colombianos “Ocupação” (de Angus Gibson e Miguel Salazar) e “Pequenas Vozes”, animação de Jairo Eduardo Carrillo e Óscar Andrade.

A Mostra é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira (Ministério da Cultura) e patrocínio da Petrobras. Tem apoio do Ministério das Relações Exteriores, da TV Brasil, da Sociedade Amigos da Cinemateca e do Sesc-SP. As obras mais votadas pelo público que comparecer à Mostra serão contempladas com o “Prêmio Exibição TV Brasil”, nas categorias longa, média e curta-metragem.

A programação é gratuita e tem curadoria do cineasta Francisco Cesar Filho. Mais informações no site da 6ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul.

Fonte: Casa Amarela Eusélio Oliveira - (fone: 85 3366 7772)

Atualizado em ( 16-Nov-2011 )