Revista de artes "Para Mamíferos" será lançada sábado

Será lançado sábado (5), o terceiro número da revista de artes "Para Mamíferos", que tem no corpo editorial os professores Jesus Irajacy (da Faculdade de Medicina) e Tércia Montenegro (do Curso de Letras), da Universidade Federal do Ceará. Será às 19h, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Durante o coquetel, editores e autores autografarão seus artigos e produção.Os editores da publicação são Tércia Montenegro, Jesus Irajacy Costa, Pedro Salgueiro, Glauco Sobreira, Nerilson Moreira e Raymundo Netto. Colaboraram com a edição: Henrique Beltrão, Karla Martins, Dodora Guimarães, Narcélio Limaverde, Everardo Norões, Luci Collin, Poeta de Meia-Tigela, Lúcio Cleto, Ricardo e Elizabeth Bezerra, Thiago Arrais e Pedro Rogério.

Na capa, a revista traz Leonilson, artista plástico cearense, nascido em 1957 e que morreu em 1993, em São Paulo, após firmar carreira no cenário artístico contemporâneo, nacional e internacionalmente. Maria Valéria Rezende, educadora popular e escritora paulista radicada na Paraíba, ganhadora do Prêmio Jabuti em 2009, traduzida e publicada em diversos países, apresenta o conto “Pelas Superfícies”, além de breve biobibliografia.

A coluna “Literatrilhas” leva o leitor a Nantes, em artigo do poeta, radialista e compositor Henrique Beltrão e da psicóloga e pesquisadora Karla Martins. O entrevistado especial da edição veio por um “Resgate de Arquivo”. Com fotos inéditas, Gilmar de Carvalho, jornalista, publicitário, pesquisador e ficcionista, fala de sua infância, de suas primeiras leituras, os primeiros escritos, a censura, os movimentos culturais cearenses, o teatro, o processo criativo e sobre o livro “Parabélum”.

“Interiores” ocupa o espaço “dossiê cearense” da nova edição. A revista voltou os olhos para “dentro”, em algumas das regiões do Ceará, e encontrou nomes como Dimas Carvalho (Acaraú), Joan Edesson (Cedro), Luciano Bonfim (Crateús), Társio Pinheiro, Dércio Braúna, Kelson Oliveira (os três de Limoeiro do Norte) e Webston Moura (Morada Nova).

A publicação traz ainda longa matéria de Nerilson Moreira sobre o jornalista e radialista Narcélio Limaverde. “Numa Outra Língua”, sessão dedicada à tradução inédita, o conto “El Barranco”, de José Maria Arguedas (escritor e antropólogo peruano que estaria completando 100 anos em 2011), é passado a limpo por Everardo Norões, e os poemas da irlandesa Eiléan Ní Chilleanáin nos chegam através da curitibana Luci Collin. Pedro Rogério, radialista, compositor e doutor em Educação pela UFC, analisa o “Pessoal do Ceará”.

Fonte: Profª Tércia Montenegro, do Departamento de Letras Vernáculas da UFC - (fone: 85 3366 7625)

Atualizado em ( 06-Nov-2011 )