Procurar no portal

O novo Portal da UFC – A Universidade em maior profundidade

A Universidade Federal do Ceará tem uma inserção pioneira, no mundo da Internet, no Ceará. Em 1992, a UFC abrigou o primeiro ponto de Internet em nosso Estado, sediando a RNP (Rede Nacional de Pesquisa), que hoje interliga cerca de 600 instituições de ensino e pesquisa de todo o País. Rapidamente, a Instituição absorveu a nova tecnologia, expandiu sua rede, modernizou-se no mesmo ritmo das inovações e passou a utilizar todas as ferramentas disponíveis nessa área, a começar pela Educação a Distância, oferecida através do Instituto UFC Virtual.

O Portal da UFC, desde o início, tem estabelecido um elo dinâmico com a comunidade interna e com a sociedade, propiciando acesso a informações institucionais e divulgando o que aqui acontece, nas mais diversas áreas, em todos os campi da Universidade e em qualquer lugar onde atua um dos nossos programas. Este poderoso instrumento tem servido aos nossos melhores propósitos. Mas percebíamos que era possível aperfeiçoá-lo. Daí, o novo Portal, que agora abre suas janelas, revelando a Universidade em maior profundidade e valendo-se de novos instrumentos que ampliam seu alcance. É o caso do atalho para deficientes visuais, segmento ao qual a UFC tem aberto novos espaços, investindo em ações voltadas para a acessibilidade.

Os conteúdos também se ampliam. Aqui está, por inteiro, a estrutura curricular dos cursos de graduação e de pós-graduação, assim como o "Guia de Profissões", com uma variada gama de informações do mais alto interesse para os nossos atuais e futuros alunos: bolsas, moradia, restaurante (com o cardápio semanal), bibliotecas, etc. Os serviços oferecidos pela STI (Secretaria de Tecnologia da Informação) e aqueles disponibilizados para os servidores docentes e técnico-administrativos podem ser acessados com facilidade. Também se alinham, na estrutura do Portal, todas as edições da revista "Universidade Pública", dos programas de TV e rádio, dos jornais e boletins editados pela Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional. É o mundo da informação que se descortina com um mero "clic" no link escolhido.

Moderno, prático, com um design de muito bom gosto, o novo Portal da UFC está no ar. Utilize-o no dia a dia para ficar mais perto da Universidade. E para conhecê-la melhor.

Jesualdo Pereira Farias
Reitor da UFC
Outubro de 2012

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300