Casa de Cultura Alemã promove palestras com ex-bolsistas do DAAD

Acontece, a partir desta segunda-feira (29), às 19h, estendendo-se até o dia 10 de dezembro, a série de palestras "Cultura, Arte, Sociedade e Ciência – Novas Visões", promovida pela Casa de Cultura Alemã da Universidade Federal do Ceará. As palestras serão feitas por ex-bolsistas do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) que moram em Fortaleza, com o objetivo de tornar acessíveis os conhecimentos acadêmicos e de vivência em países estrangeiros, principalmente a Alemanha.

Segundo a Profª Ute Hermanns, Coordenadora Cultural da Casa de Cultura Alemã, professora visitante da UFC e leitora do DAAD, as palestras seguem o conceito de Alexander von Humboldt, viajante da América Latina e colecionador de experiências e resultados científicos e acadêmicos, para quem era de suma importância a divulgação de seus conhecimentos para uma comunidade maior. As palestras abordam temas de variadas áreas, tendo em comum a reflexão de assuntos que interessam a brasileiros e alemães.

PROGRAMAÇÃO

29/10: "A ascensão do tonalismo com Bach, o tonalismo de choques de temas com Beethoven, a quebra da tonalidade com Wagner e Schönberg", com o Prof. Vitor Duarte;

05/11: "A volta para casa em Franz Kafka e Uwe Hübner: estranhamentos", com a Profª Irenisia de Oliveira;

12/11: "Os estudos de Direito na Alemanha", com o Prof. Paulo Albuquerque;

19/11: "Desigualdades socioespaciais e condições de moradia em Fortaleza", com o Prof. Renato Pequeno;

26/11: "Uso de fontes sustentáveis de energia: a experiência alemã e a brasileira", com o Prof. Paulo César Marques de Carvalho;

03/12: "Onde se revela um mito da política? - Reflexões sobre o conceito de estado de exceção em Walter Benjamin", com a Profª Maria Tereza Callado e apresentação do Prof. Eduardo Triandópolis;

10/12: "O coração e a Alemanha", com o Prof. João Martins.

As palestras acontecem sempre às segundas-feiras, a partir das 19h, na Vila das Artes, equipamento cultural da Prefeitura de Fortaleza (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro).

Fonte: Profª Ute Hermanns, Coordenadora Cultural da Casa de Cultura Alemã, professora visitante da UFC e leitora do DAAD – fone: 85 3214 4032