Procurar no portal

A Universidade e a cota da responsabilidade

No conjunto das universidades brasileiras, a UFC se destaca com o terceiro maior orçamento dedicado à Assistência Estudantil. Nos últimos anos, elevamos o número de bolsas de Iniciação Acadêmica e de refeições no Restaurante Universitário, que inaugurou o horário noturno; construímos uma nova Residência, com 190 vagas, no Pici; alcançamos o segundo lugar do Brasil em projetos aprovados para o Programa Jovens Talentos para a Ciência e, até o fim do ano, teremos enviado cerca de 300 estudantes para o exterior, através do Ciência sem Fronteiras. Também nos tornamos a universidade brasileira que mais recebe estudantes africanos. Ou seja, colocamos o aluno, de fato, em primeiro plano e o fazemos de maneira responsável, a partir de recursos orçamentários garantidos pelo nosso mantenedor, o Governo federal.

Agora, essa política de Assistência Estudantil encara um novo cenário, criado pela adoção das cotas sociais e raciais. Confiantes, nos preparamos para cumprir a determinação do Ministério da Educação de agregar ao quadro discente, através de critérios diferenciados, jovens oriundos das camadas mais pobres da população. Estamos mesmo dispostos a antecipar prazos para cumprimento das metas estabelecidas. Mas não abrimos mão de trabalhar dentro dos parâmetros da responsabilidade.

Entenda-se que a nova Lei foi aprovada depois que o Orçamento da União já estava fechado. Não há recursos para garantir, aos beneficiários das cotas, o tratamento adequado que costumamos oferecer aos alunos. Eles irão necessitar de bolsas de estudo, refeições diárias e vagas nas residências ou auxílio-moradia. O orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior, para 2013, não contempla essa nova realidade. Assim, para o próximo ano, não ousaríamos reservar mais que 12,5% por cento das vagas de cada curso de graduação para as cotas sociais e raciais.

Lamentavelmente, a intolerância bateu à porta da Universidade, nessa terça-feira, 30 de outubro, quando alunos do Ensino Médio, irresponsavelmente liderados, vandalizaram o prédio da Reitoria, protagonizando um triste espetáculo de anticidadania, a pretexto de defender a absorção imediata de um número maior de cotistas. Despreparados para ingressar na Universidade pública de qualidade, depredaram um patrimônio da sociedade, furtaram documentos e bens móveis, constrangeram servidores.

Quero deixar claro, para a sociedade, que o deplorável espetáculo nem nos intimida nem nos demove do propósito de conduzir a Universidade com seriedade e com responsabilidade. Permanecemos abertos ao diálogo e defendemos, com toda convicção, a tradição democrática da Instituição acadêmica. Mas não permitiremos que ela se transforme em teatro da baderna.

Jesualdo Pereira Farias
Reitor da UFC

Veja imagens da depredação da Reitoria da UFC.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300