Seminário debate programa Um Computador por Aluno nos dias 8 e 9 de novembro

O Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual), da Universidade Federal do Ceará, realiza nos dias 8 e 9 de novembro o I Seminário UCA Ceará. O objetivo é promover a troca de informações e conhecimentos entre as escolas cearenses participantes do programa Um Computador por Aluno (UCA). Para participar do I Seminário UCA Ceará, os interessados devem efetuar as inscrições gratuitas até às 18h desta terça-feira (6), pelo site www.virtual.ufc.br. As vagas são limitadas, com preferência para professores e gestores da rede pública de ensino.

O evento comemora os dois anos de atuação do programa UCA nas escolas contempladas e amplia a discussão sobre informática na educação e sobre a utilização de recursos educacionais digitais na prática pedagógica. Durante os dois dias de evento, as nove escolas contempladas no Estado apresentam suas experiências apoiadas pelo laptop educacional no ambiente escolar. A programação contará também com explanações do programa no âmbito nacional, com a participação do Ministério da Educação (MEC).

O programa UCA é uma ação do Governo Federal que visa promover a inclusão digital dos alunos das escolas públicas do País. A prática possibilita a crianças e adolescentes a oportunidade diferenciada de utilizar tecnologias digitais fora dos Laboratórios de Informática Educativa (LIE), em um modelo um para um, que permite manter os recursos midiáticos e tecnológicos sempre à disposição dos alunos, professores e gestores.

No Ceará, as escolas participantes do programa UCA são: EEEFM Estado do Paraná (Fortaleza), EMEIF Monteiro Lobato (Fortaleza), EMEIF Antonio Julião Neto (Barreira), EEFM Francisco Holanda Montenegro (Iguatu), EEFM Joaquim Valdevino de Brito (Crato), EEFM José Martins Rodrigues (Quixadá), EMEIF Poetisa Abigail Sampaio (São Gonçalo do Amarante), EEFM Profissional São José (Sobral) e EMEIF Senador Carlos Jereissati (Jijoca de Jericoacoara).

Segundo o coordenador pedagógico do programa no Ceará, Prof. José Aires de Castro Filho, o Estado destaca-se entre as unidades federativas que obtiveram sucesso no projeto. "Não tivemos nenhum abandono das escolas, desde o início em 2010, pois todas compreenderam a importância do programa. Os corpos docente, discente e de liderança abraçaram a ideia, e hoje a gente sente a vontade das escolas em continuar investindo em tecnologia na educação", comenta. Mais informações no site do evento.

Fonte: Instituto UFC Virtual – fone: 85 3366 9457