Pesquisadora alemã realiza palestras sobre literatura africana no Campus do Benfica

Referência internacional nos estudos comparados entre a literatura africana de línguas francesa e portuguesa, a professora Anna Begenat-Neuschäfer, da Universidade Técnica da Alemanha (RWTH Aachen) estará na Universidade Federal do Ceará para duas palestras, nos dias 9 e 12 deste mês. As apresentações são abertas ao público, e não é necessário fazer inscrição.

Na sexta-feira (9), às 18h, a pesquisadora falará sobre "A influência de Leo Frobenius no movimento da negritude na França". O tema faz referência ao criador dos "Arquivos da África", que modificou a visão do resto do mundo sobre aquele continente e abriu novos caminhos na pesquisa e na interdisciplinaridade, aproximando Antropologia, Etnologia, Geografia e História da Arte.

Já na próxima segunda-feira (12), às 16h, Anna Begenat-Neuschäfer discorrerá sobre "Literatura africana de língua francesa: estudo sobre Ahmadou Kourouma". O autor é considerado o maior escritor da primeira geração pós-colonialista e um observador crítico das elites africanas.

As duas palestras ocorrerão no auditório do Departamento de História (Área 2 do Centro de Humanidades). A realização é do Departamento de História e da Casa de Cultura Alemã da UFC.

Fonte: Departamento de História da UFC – fones: 85 3366 7746 / 85 3366 7741