Editora da UFC participa da Bienal do Livro com cinco lançamentos

Imagem: Estande das Edições UFC na X Bienal Internacional do Livro do CearáAs Edições UFC estão presentes, a partir de hoje (8) e até dia 18, na X Bienal Internacional do Livro do Ceará, no Centro de Eventos, com estande próprio (o de número 71) com 40 m2, no bloco destinado a todas as editoras universitárias. O Prof. Antônio Cláudio Lima Guimarães, Diretor da Editora da Universidade Federal do Ceará, informa que cinco livros serão lançados durante o evento, em parceria com a Câmara Cearense do Livro (CCL). Confira a seguir as datas dos lançamentos que serão realizados no estande 120, da CCL.

Educação e Formação para o Trabalho no Brasil – organizado por Antonia de Abreu Sousa, Elenilce Gomes de Oliveira, Enéas Arrais Neto e Maryland Bessa, será lançado dia 13, às 20h. Oferece ao leitor um panorama das transformações ocorridas no mundo do trabalho a partir dos anos de 1990.

Construindo a Memória da Literatura Cearense: homenagem a Sânzio de Azevedo – organizado por Elisabete Sampaio Alencar, Isabel Gouveia Ferreira Lima e Terezinha Alves Melo e coordenado por Neuma Cavalcante, deverá ser lançado dia 16, às 18h. O texto foi escrito como tentativa de trazer ao presente os efeitos do vivido, como diz Roland Barthes, experimentados nas aulas do Prof. Sânzio de Azevedo.

Cabo Verde: análise socioambiental e perspectivas para o desenvolvimento sustentável em áreas semiáridas – traz uma análise socioambiental das áreas degradadas em Cabo Verde, especialmente da Ilha de Santiago, que possui similaridade com o semiárido do Nordeste brasileiro. São organizadores os professores Vládia Pinto Vidal de Oliveira, Isildo Gonçalves Gomes, Isaurinda Baptista e Laudemira Silva Rabelo. Dia 15, às 17h.

Imagem: Livros editados pela UFC em estande na X Bienal Internacional do Livro do CearáO quebra-nozes de Machado de Assis: crítica e nacionalismo – de Eduardo Luz, é um extenso, bem informado e inteligente panorama histórico-literário sobre a crítica e o nacionalismo em Machado de Assis. O autor publicou anteriormente "Manual de Bruxaria: introdução à obra crítica de Machado de Assis". Dia 16, às 19h.

Desafios na assistência à saúde da mulher e temas emergentes – organizado pelas professoras Raimunda Magalhães da Silva, Escolástica Rejane Ferreira Moura Ramalho e Ana Fátima Carvalho Fernandes, reúne estudos que agregam contribuições às áreas de prevenção da gravidez, assistência ao planejamento familiar, pré-natal, parto e puerpério e câncer de mama. Dia 17, às 17h.

Fonte: Prof. Antonio Cláudio Lima Guimarães, Diretor da Editora da UFC – fone: 85 3366 7499