Professor do Campus do Cariri ganha prêmio de fotografia da Funarte

Marcelo Eduardo Leite, professor adjunto de Fotografia e Fotojornalismo do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER), da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Cariri, é um dos vencedores do XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, cujo resultado foi divulgado na terça-feira (13). A premiação é de 50 mil reais, valor que, seguindo o cronograma do projeto, será investido em seu desenvolvimento, orientado por um planejamento de gastos.

A pesquisa contemplada intitula-se "Realidade: o fotojornalismo (autoral) de uma revista" e tem como objetivo investigar as particularidades do tipo de fotojornalismo feito pela revista Realidade, que circulou no Brasil entre os anos de 1966 e 1976. "O fotojornalismo em questão tem características próprias; dessa forma, trabalhamos com a hipótese de que, na publicação, alguns dos conceitos do fotojornalismo se modificam ao ter contato com aquilo que é denominado de new journalism", afirma o professor.

O trabalho está sendo desenvolvido por uma equipe de mais cinco pessoas, composta por professores, alunos e técnicos. Dentre os produtos finais planejados, está uma apresentação dos resultados nos campi da UFC no Cariri e do Benfica.

Fonte: Profª Suely Chacon, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável, do Campus da UFC no Cariri – fone: 88 3572 7205