Nelson Maculan Filho recebe título de Professor Honoris da UFC

Imagem: Nelson Maculan Filho será Professor Honoris Causa da UFCO Prof. Nelson Maculan Filho veio a Fortaleza receber o título de professor honoris causa da Universidade Federal do Ceará, concedido em solenidade quarta-feira (28), às 19h, no Auditório da Reitoria. Já em 2008, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou a concessão do título, mas – por questão de agenda – somente este ano o homenageado receberá a comenda. As atividades do Prof. Maculan na UFC na data da solenidade (28) incluíram ainda palestra, às 14h30min, no auditório dos departamentos de Computação e de Estatística e Matemática Aplicada (Campus do Pici – Bloco 910), com o título "Recobrimento de um corpo por esferas – aplicações no tratamento de tumores por radiação". O título de Honoris Causa da UFC é atribuído a professor ou pesquisador de projeção nacional ou internacional, que tenha se distinguido na vida pública por sua atuação em favor das Ciências, das Letras, das Artes ou da cultura em geral do País.

O homenageado coleciona várias honrarias importantes, sendo uma das mais recentes o Prêmio Anísio Teixeira, outorgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) durante as comemorações dos 60 anos dessa instituição, em 2011. Conforme o Prof. Manoel Campêlo, do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada da UFC, o Prof. Maculan tem dado valorosa contribuição à Universidade, especialmente à Pós-Graduação em Ciência da Computação. "Sua participação na formação de vários professores – aposentados e em atividade – dos departamentos de Computação e de Estatística e Matemática Aplicada, é incontestável. Seu incentivo para que essas pessoas retornassem a seu Estado, em lugar de permanecer nos polos já estabelecidos, atraíssem outros pesquisadores que compartilhassem os mesmos ideais e passassem a disseminar o saber em suas instituições e a formar novas pessoas tem exercido papel fundamental para o atual desenvolvimento da Computação na UFC e no Estado do Ceará", afirma. Ressalta ainda Campêlo que a constante disponibilidade do homenageado para participar de projetos de pesquisa e para desenvolver estudos em parceria em sua área de atuação tem contribuído para a consolidação de grupos de pesquisa que se formaram na UFC.

O extenso currículo do Prof. Maculan registra dezenas de projetos e vários grupos de pesquisa por ele liderados, envolvendo pesquisadores de diversas instituições brasileiras e estrangeiras. Por exemplo, ele já orientou mais de 100 dissertações de mestrado e 60 teses de doutorado no Brasil e pelo menos 40 dissertações e mais de 10 teses de estudantes do Chile, Equador, México, Panamá, Peru, da Argentina, Bolívia e Venezuela. Atuou em várias sociedades científicas e agências de fomento à pesquisa. Foi editor de importantes publicações científicas, escreveu cinco livros, e sua produção científica ultrapassa uma centena de trabalhos publicados em periódicos, capítulos de livros, congressos e coletâneas.

CURRÍCULO – Graduado em Engenharia de Minas e Metalurgia pela Escola Nacional de Minas de Ouro Preto (MG), Nelson Maculan Filho concluiu mestrado em Estatística Matemática, pela Faculdade das Ciências da Universidade de Paris, e doutorado em Engenharia de Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Obteve o Diploma de Habilitação para Dirigir Pesquisas em Matemática da Decisão, pela Universidade Paris-Dauphine (Paris IX), e a livre-docência em Otimização, pela UFRJ, onde iniciou a carreira de docente, lecionando no Instituto de Matemática e no COPPE. Depois, tornou-se professor titular do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação do COPPE/UFRJ, onde atua até hoje nas áreas de Programação Matemática, Otimização Combinatória e Computação Científica. Lecionou também, como professor visitante, em várias instituições de ensino e pesquisa no Canadá, nos EUA e na Itália.

Ao longo dos anos, ocupou diferentes cargos de administração acadêmica, como os de Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), coordenador da área de Ciência da Computação da Capes, Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) e Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Dentre os prêmios e distinções que coleciona estão: Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo – grau de Comendador, Medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico – grau de Comendador, Medalha COPPE-UFRJ Giulio Massarani do Mérito Acadêmico, Professor Honoris Causa da Universidade Federal de Lavras e Medalha Bernardo Pereira de Vasconcelos, Medalha Carlos Chagas Filho de Mérito Científico (Brasil); Cavaleiro da Ordem das Palmas Acadêmicas (concedida pelo Primeiro Ministro da República Francesa), Palestrante Distinto da IFORS, Doutor Honoris Causa da Universidade Nacional Maior de San Marcos (Lima – Peru), Doutor Honoris Causa da Universidade de Paris 13 (França), Doutor Honoris Causa da Universidade Ricardo Palma (Lima – Peru), Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito (Paris – França).

Foi promovido à Classe da Grã-Cruz, na Ordem Nacional do Mérito Científico, por suas contribuições prestadas à Ciência e Tecnologia, Ciências da Engenharia. Recebeu, ainda, o Prêmio Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação e a Medalha do Mérito Universitário, concedida pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Fonte: Prof. Manoel Campêlo, do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada da UFC – fone: 85 3366 9840