Abertas inscrições para facilitadores de Projeto do SUS

Estão abertas, até 6 de dezembro, as inscrições para facilitadores da edição de verão do projeto Vivências e Estágios na Realidade (VER), do Sistema Único de Saúde (SUS). Podem participar estudantes de graduação com interesse em vivenciar o cotidiano do SUS. As inscrições ocorrem através do site do projeto. Há dois tipos de participação: como facilitador e como estudante participante. As inscrições para facilitador já começaram, e as para estudante participante iniciarão logo em seguida.

O VER-SUS pretende qualificar os futuros profissionais do SUS num espaço de formação e trabalho que dialogue com os novos processos organizativos do Sistema, possibilitando aos estudantes um espaço privilegiado de interação e imersão no cotidiano dele em diversas regiões do País. O foco das vivências será o funcionamento das redes de atenção à Saúde e dos sistemas municipais e regionais de saúde.

A imersão teórica, prática e vivencial propiciada pelo VER-SUS tem duração média de 15 dias, de forma inter- e multiprofissional, com a participação de estudantes de graduação de diversos cursos. As vivências serão realizadas de 17 de fevereiro a 3 de março, em local a ser divulgado, em Fortaleza. No período, os estudantes ficarão hospedados para que ocorram os momentos de diálogo e troca de experiências relacionadas às vivências de cada dia. Será disponibilizados alimentação, transporte e material didático.

Os estudantes selecionados para os estágios serão organizados em equipes, estando previstas atividades de aprofundamento teórico, a partir de seminários e oficinas didático-pedagógicas sobre aspectos da gestão do Sistema, estratégias de atenção, exercício do controle social e processos de educação na Saúde e no campo.

Trata-se de um projeto idealizado pela Rede Unida em parceria com o Ministério da Saúde e organizado por estudantes e profissionais. É interdisciplinar, contando com a participação dos estudantes da área da Saúde (Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Veterinária) e afins (Pedagogia, Sociologia, Direito, Economia, Biologia etc.).

Mais informações através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou por um dos telefones da comissão organizadora no Ceará (DDD 85): Joyce Hilario (Psicologia UFC): 8819 5728; Jessika Nunes (Veterinária Uece): 8811 4552; Wagner Menezes (Enfermagem Uece): 9721 0268; e Naliele (Enfermagem Unifor): 9659 6057.

Fonte: Joyce Hilario, estudante de Psicologia da UFC – fone: 85 8819 5728