Curso de Medicina da UFC em Fortaleza forma a centésima turma

Imagem: Centésima turma de Medicina, formada por 73 concludentes, cola grau no auditório da FEAAC.Colou grau no final da tarde dessa terça-feira (4) a centésima turma da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, composta por 73 novos médicos, em solenidade realizada no auditório da Faculdade de Economia, Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis e Secretariado Executivo (FEAAC). Em caráter especial, também colaram grau concludentes de Educação Física, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica, num total de três graduandos. O Reitor Jesualdo Farias, dirigindo-se aos recém-formados, observou que no título outorgado naquele momento "está consignado o vínculo indestrutível da Universidade com a sociedade, pacto consagrado em nossa missão, que é formar profissionais da mais alta qualificação, gerar e difundir conhecimentos, preservar e divulgar os valores artísticos e culturais".

Em nome dos formandos, falou Elana Couto de Alencar, que se referiu aos 64 anos de fundação da Faculdade de Medicina lembrando que "inúmeros médicos ilustres passaram pelas mesmas experiências que nós, sentaram-se nas mesmas cadeiras, descobriram o mundo da microbiologia nos mesmos microscópios, estudaram na mesma biblioteca, passaram por momentos de alegrias e tristezas, conquistas e derrotas e, acima de tudo, superação".

Ressaltou os avanços da ciência nos últimos anos, a precisão das técnicas diagnósticas, o progresso da farmacologia e da imunologia, mas enfatizou que "algo deve permanecer como era há mais de 60 anos: o desejo de aprender a arte de ser médico". Complementou acrescentando que o "médico deve aprender a cuidar de pessoas que estão doentes e não apenas curar doenças". Por fim, Elana Couto Alencar ponderou que "nós, médicos, devemos aprender a conviver com o sofrimento e até mesmo com a perda de nossos pacientes sem, no entanto, nos tornarmos omissos ou insensíveis. É esse tipo de médico que nós, alunos da 100ª turma de Medicina da UFC, desejamos ser".

Imagem: Elana Couto Alencar, oradora discente, discursa na solenidade.O Prof. João Erivan Façanha Barreto discursou representando o corpo docente e disse que gostaria de compartilhar com os formandos algumas reflexões "que podem ser aceitas ou não, de acordo com o juízo de cada um", e passou a enumerá-las. Recomendou cuidado com a indústria farmacêutica e insumos hospitalares, porque "o capital por detrás dessas indústrias é mais perverso do que o dos banqueiros", foi o primeiro alerta que fez. "Cuidado com as exigências de uma sociedade de consumo onde o ter é mais valorizado do que o ser. Aprendam com a humildade dos nossos pacientes. Aprendam com os ensinamentos cristãos. Muitas vezes para se viver bem é preciso só o necessário", foi o segundo conselho dado pelo Prof. Erivan Barreto.

"Cuidar da sua própria saúde é fundamental", continuou, "porque, do contrário, como cuidarão dos seus pacientes? Os profissionais da área de saúde estão adoecendo precocemente", lamentou. E, por fim, pediu aos concludentes que não negligenciassem a família: "tenham sempre tempo para seus pais, sua esposa, esposo, filhos, parentes e amigos. Passear, viajar, levar o filho à escola, fazer refeição juntos é muito saudável", recomendou. Concluiu sua fala afirmando ter ensinado, mas também ter aprendido muito com os alunos, a quem aconselhou estudar sempre e manter a esperança no coração.

Parabenizando os concludentes, os mestres e os familiares pela conquista, o Reitor Jesualdo Farias concluiu seu pronunciamento desejando sucesso aos formandos e pedindo que carregassem, para sempre, a UFC no coração. A mesa dirigente dos trabalhos estava composta pelo Vice-Reitor, Prof. Henry de Holanda Campos; pela Profª Márcia Machado, Pró-Reitora de Extensão; pela Profª Valéria Goes Ferreira Pinheiro, Vice-Diretora da Faculdade de Medicina; pela Profª Yaci Mendonça de Almeida, Coordenadora do Curso de Medicina; pela Profª Sônia Maria Castelo Branco, da Pró-Reitoria de Graduação; e pelo Prof. Erivan Façanha Barreto.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331