UFC terá R$ 3 milhões para pesquisas em assentamentos de reforma agrária

Os professores da Universidade Federal do Ceará Maria Inês Escobar da Costa (Agronomia-Cariri), Daniel Albiero (Engenharia Agrícola-Fortaleza) e Francisco Casimiro Filho (Agronomia-Fortaleza) obtiveram aprovação de três projetos referentes ao Edital CNPq/MDA-INCRA nº 26/2012 e contarão com mais de R$ 3 milhões para pesquisa em Assentamento de Reforma Agrária.

O edital foi lançado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os projetos apresentados pelos professores da UFC concorreram com 113 de todo o País e ficaram entre os 34 selecionados. Cada projeto aprovado contará com até R$ 500 mil anuais para custear ações nos exercícios de 2013, 2014 e 2015.

Ainda conforme o edital, estão previstas até 58 bolsas mensais do CNPq por núcleo de residência agrária para o próximo triênio. A quantidade e os valores das bolsas mensais que se enquadram nas modalidades do CNPq são: duas na de Extensão no País B (EXP-B), de R$ 3 mil cada; três bolsas EXP-C, de R$ 1,1 mil cada; 50 bolsas ATP-A, de R$ 550,00 cada e 3 bolsas IEX, de R$ 360,00 cada.

O edital é voltado para qualificação de professores, alunos e técnicos extensionistas, geração de conhecimentos, capacitação técnico-profissional e serviços de assistência técnica e extensão rural junto aos assentados, considerando os princípios e objetivos da Política Nacional de Educação do Campo e do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) (Decreto nº. 7.352/2010), do Programa Fomento à Agroindustrialização e à Comercialização (Terra Sol) e da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Lei nº. 12.188, de 11 de janeiro de 2010).

Fonte: Profª Maria Inês Escobar da Costa, do Curso de Agronomia Cariri – fone: 88 3572 7227