Inaugurado Laboratório de Biotecnologia de Recursos Naturais

Imagem: Reitor Jesualdo Farias descerra a placa de inauguração do Laboratório de BiotecnologiaFoi inaugurado na manhã desta terça-feira (18) o Laboratório de Biotecnologia de Recursos Naturais, no Departamento de Engenharia de Pesca do Centro de Ciências Agrárias, em solenidade presidida pelo Reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Farias. O equipamento é "resultado da ação estratégica da FINEP e do Ministério da Ciência e Tecnologia, que apoiam o fortalecimento de grupos de pesquisa por meio do CT-Infra, o fundo setorial de infraestrutura de pesquisa", como afirmou o Prof. Luiz Antonio Maciel de Paula, Diretor do Centro de Ciências Agrárias, ao discursar na ocasião.

O Reitor elogiou os professores e estudantes que estão sempre em busca do melhor e afirmou ser o compromisso de sua gestão investir em grandes equipamentos como aquele laboratório. Agradeceu a todos reconhecendo que são eles que fazem a grandeza da instituição.

Ressaltando que o laboratório concretiza "um sonho de 20 anos", o Prof. Benildo Cavada, coordenador adjunto do equipamento, recordou o início da caminhada e um momento que considera significativo: uma conversa que teve, por telefone, com o então Reitor Ícaro Moreira, que lhe garantiu a saída do laboratório dos sonhos para a realidade. "Hoje temos um laboratório de Primeiro Mundo que, antes de mais nada, é da UFC e dos estudantes".

O Prof. Luiz Antonio Maciel de Paula referiu-se aos 40 anos de existência do Curso de Engenharia de Pesca, que já formou mais de 1300 profissionais e criou as bases para o Programa de Pós-Graduação que já formou 184 mestres e 15 doutores. Agora "em novo patamar, propomos a criação do mestrado e doutorado em Biotecnologia de Recursos Naturais (já em análise na Capes) em parceria com grupos de pesquisa da Bioquímica, da Física, da Uece e da Universidade Federal da Paraíba".

O Laboratório de Biotecnologia de Recursos Naturais trabalha com organismos marinhos, algas e invertebrados, bem como plantas da caatinga. Sua atuação segue duas linhas: a) isolamento e caracterização de lectinas e metabólitos secundários expressos em tais organismos; b) aplicações biotecnológicas das moléculas como anti-inflamatórios. O Coordenador Geral do equipamento, Prof. Alexandre Holanda Sampaio, é considerado o segundo pesquisador do mundo em biotecnologia marinha (algas).

No ato de inauguração, o Reitor Jesualdo Farias prestou homenagem aos cinco professores da UFC recentemente integrados como membros da Academia Brasileira de Ciências, dentre os quais Celso Shiniti Nagano (da Engenharia de Pesca) e Edson Holanda Teixeira (da Medicina), ambos pesquisadores do laboratório recém-inaugurado.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331