Barra do Governo Federal

Procurar no portal

"Novas Idades" comemora 700ª edição apresentando conhecimentos sobre a velhice

Imagem: No estúdio, o Prof. João Macedo apresenta a 700ª edição do programa "Novas Idades"O programa Novas Idades, transmitido pela Universitária FM (107,9 MHz) aos sábados, das 11h às 12h, chegou à 700ª edição no último dia 22. Trata-se de um dos poucos programas da radiofonia brasileira dedicado a temas relacionados ao envelhecimento e às pessoas idosas, enfatizando a qualidade de vida nessa fase da existência. É realizado pelo Centro de Atenção ao Idoso do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará, pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia do Ceará e pela Fundação Brasil Cidadão, em parceria com a Liga de Geriatria e Gerontologia, formada por estudantes do Curso de Medicina da UFC.

A coordenação e apresentação do programa ficam a cargo do Prof. João Macedo Coelho Filho, chefe do Departamento de Medicina Clínica e coordenador do Centro de Atenção ao Idoso da UFC, e de Antero Coelho Neto, médico e professor aposentado da UFC. Conta ainda com a participação permanente dos professores Charlys Barbosa Nogueira e Jarbas Roriz Filho, que ministram a disciplina de Geriatria na Faculdade de Medicina da Instituição.

O objetivo do programa é mobilizar a comunidade em um fórum de discussão sobre a qualidade de vida e longevidade da população, conscientizando pessoas, famílias, sociedade em geral e dirigentes sobre os desafios e potenciais das pessoas na terceira e quarta idades. Entre os temas mais abordados estão: saúde, educação, estilos de vida, técnicas, práticas e terapias; organizações de idosos; aspectos políticos e sociais dessa população; grupos da terceira e quarta idades; exemplos de idosos; qualidade de vida e longevidade.

Inicialmente, até a edição 370, o programa foi transmitido pela então Rádio AM do Povo. Com grande acervo sobre questões ligadas ao idoso, o programa está com todas as edições gravadas, fotografadas e sumarizadas, devendo ser enviadas para as principais bibliotecas do Brasil e algumas estrangeiras.

Fonte: Prof. João Macedo, da Faculdade de Medicina da UFC – fone: 85 3366 8379

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo