Barra do Governo Federal

Procurar no portal

SiSU receberá inscrições de 7 a 11 de janeiro de 2013; UFC oferta 6.258 vagas

Imagem: Logomarca do Sistema de Seleção Unificada (SiSU)

Será de 7 a 11 de janeiro o período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação, que este ano vai oferecer 129.279 vagas em 3.751 cursos de 101 instituições brasileiras de ensino superior. Os estudantes poderão se inscrever pelo site sisu.mec.gov.br. Por enquanto, o SiSU está disponível apenas para consulta, onde o candidato já pode pesquisar as vagas oferecidas pelas instituições.

Somente poderá se inscrever no processo seletivo do SiSU 2013 quem tiver participado da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e nela obtido nota superior a zero na prova de redação. As notas individuais do ENEM 2012 já foram divulgadas pelo Inep. O estudante poderá se inscrever no SiSU em até duas opções de vaga, devendo especificar as suas, em ordem de preferência, em instituição, local de oferta, curso e turno.

A UFC irá ofertar, em 2013, um total de 6.258 vagas em cursos de graduação através do SiSU. Serão 4.406 vagas para o primeiro semestre e as 1.852 restantes para o segundo semestre. A Instituição irá oferecer três novos cursos em Fortaleza: as licenciaturas em Letras-Libras e Educação Física (Noturno) e o bacharelado em Educação Física (Noturno). Outros cursos já existentes irão dobrar a oferta de vagas. É o caso dos cursos de Agronomia, Engenharia Civil e Engenharia de Materiais (no Campus do Cariri), Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação (no Campus de Sobral) e Sistemas e Mídias Digitais (em Fortaleza).

COTAS – O candidato também deverá especificar, durante a inscrição no SiSU, a modalidade de concorrência. Ele poderá concorrer às vagas reservadas pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, a chamada "Lei das cotas". Segundo esta, as instituições federais de Ensino Superior devem reservar pelo menos 12,5% das vagas de cada curso para estudantes que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas.

Na UFC, portanto, do total de 6.258 vagas, serão destinadas 783 para as cotas, sendo 392 delas para aqueles com renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo – ou seja, 50% das cotas, de acordo com o estabelecido pela lei. Dentro das duas faixas de renda, há um percentual para estudantes que se declararem pretos, pardos ou indígenas, ainda conforme determinado pelo MEC.

O SiSU disponibilizará a nota de corte para cada instituição, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência, com atualização conforme o processamento das inscrições efetuadas. Não haverá cobrança de taxa de inscrição às vagas ofertadas pelo SiSU. De acordo com o MEC, mais de 90% das vagas nas universidades federais para 2013 serão ofertadas por meio do SiSU. Todo o processo, com exceção da matrícula dos candidatos selecionados, é feito exclusivamente pela Internet.

As instituições públicas de Ensino Superior que participam do SiSU ofertam vagas em seus cursos duas vezes ao ano, no início de cada semestre letivo, aos candidatos mais bem classificados no ENEM. Mais de 4 milhões de estudantes realizaram as provas do ENEM 2012 em todo o País.

CALENDÁRIO
- 7 a 11 de janeiro: período de inscrições do SiSU
- 14 de janeiro: resultado da primeira chamada do SiSU
- 18 a 22 de janeiro: matrícula da primeira chamada do SiSU
- 28 de janeiro: resultado da segunda chamada do SiSU
- 28 de janeiro a 8 de fevereiro: prazo para participar da lista de espera
- 1º a 5 de fevereiro: matrícula da segunda chamada do SiSU
- 18 de fevereiro: a partir desta data, instituições podem convocar candidatos em lista de espera

Esclarecimento de dúvidas e mais informações: Ministério da Educação – fone: 0800 616161

Créditos

© 2017 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo