Projeto capacitará juventude rural para comercializar produção

O projeto "Tecnologias da informação e comunicação direcionadas à capacitação da juventude rural cearense na gestão e comercialização da produção agropecuária familiar", selecionado no final de 2011 pelo Ministério das Comunicações, através da Secretaria de Inclusão Digital, terá início em junho próximo.

Resultado de parceria entre o Instituto Universidade Virtual e o Departamento de Economia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, o projeto prevê a realização de curso semipresencial com o objetivo de formar jovens das áreas rurais do Estado do Ceará para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Com isso, eles serão capacitados profissionalmente para gerir e comercializar produtos da agricultura familiar.

Dividido em dois módulos – "Introdução à informática" (64 horas/aula) e "Introdução à gestão e comercialização da produção da agricultura familiar" (96 horas/aula) –, o curso acontecerá, simultaneamente, em quatro polos de apoio presencial, nos territórios de Inhamuns/Crateús, Sertão Central, Sertões de Canindé e Vales do Curu e Aracatiaçu, onde já existem sedes do Instituto UFC Virtual. Ao todo, 504 pessoas serão capacitadas, com prioridade para os jovens moradores de assentamentos da reforma agrária, conforme o Prof. José Newton Pires Reis, do Departamento de Economia Agrícola da UFC.

Pelo caráter semipresencial, a maior parte do curso será realizada via Internet, através da plataforma de aprendizagem Solar, mas haverá também três encontros presenciais, a serem ministrados por bolsistas que estão em fase de seleção. O Prof. Edgar Marçal, do Instituto UFC Virtual, entusiasta do potencial dos cursos a distância nas diversas áreas do conhecimento, afirma que o sucesso do projeto ratificará a importância dessa modalidade de ensino. "Ele é estratégico para a UFC Virtual, pois abre as portas para uma área na qual ainda não tínhamos curso: a agrária".

Sob coordenação do Prof. Mauro Cavalcante Pequeno, Diretor do Instituto UFC Virtual, a equipe responsável pelo projeto é composta também pelos professores Edgar Marçal de Barros Filho, Windson Viana de Carvalho, José Gilvan Rodrigues Maia, José Newton Pires Reis e Kilmer Coelho Campos.

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias da UFC - fone: 85 3366 9417