Centro de Ciências comemora 40 anos com excelência acadêmica

Imagem: O Vice-Reitor Henry Campos destacou a excelência do Centro de Ciências da UFCO Centro de Ciências reúne 35% de todos os bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que trabalham na UFC. O número foi apresentado pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Gil de Aquino, na conferência "Centro de Ciências: 40 anos de excelência acadêmica", durante sessão solene em comemoração à fundação da unidade.

Na palestra, o Pró-Reitor fez um balanço dos números do Centro de Ciências. Lembrou que, dos atuais 268 professores efetivos, mais de 91% são doutores e citou dados relativos à produção científica do Centro. Ele também fez questão de destacar as ações ligadas ao ensino e extensão realizadas pela Unidade. "O número de projetos que o Centro de Ciências realiza fora da área de pesquisa é imensa. Vai desde projetos desenvolvidos no segundo grau ao biotério", disse.

Ouça entrevista com a diretora do Centro de Ciências da UFC, Profª Simone Sá Borges, feita pelo Jornal da Educação, da Universitária FM

O balanço serviu de mote para uma provocação: como usar as conquistas do Centro de Ciências para construir as bases da Universidade das próximas décadas? Aquino narrou uma visita que fez a algumas universidades americanas que compõem a chamada Ivy League, grupo de oito instituições acadêmicas de altíssimo prestígio nos Estados Unidos.

"Quarenta anos atrás, era uma sonho. Hoje é um objetivo tentar olhar essas universidades. Este é o foco que a gente tem de ter nos próximos 40 anos. Não podemos pensar pequeno", avaliou. O Pró-Reitor destacou como pontos a serem perseguidos a internacionalização da Universidade, o uso de laboratórios multiusuários e a multidisciplinariedade. Ele citou como exemplo de potencial dessa multidisciplinariedade a proximidade do Instituto de Cultura e Arte (ICA), recém-inaugurado no Campus do Pici.

Imagem: O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Gil de Aquino, lembrou que dos 268 professores efetivos do CC, mais de 91% são doutoresA conferência foi precedida por uma apresentação da diretora do Centro de Ciências, Profª Simone da Silveira Sá Borges, do primeiro diretor do CC, Prof. Joaquim Haroldo Ponte; e do Vice-Reitor, Henry Campos, representando o Reitor Jesualdo Farias, que se encontra em Brasília.

Durante as apresentações, a Profª Simone Borges relembrou história de criação de cursos precursores, como Matemática, Física, Química, Geociências e Biologia, passando pela criação e estruturação do atual Centro de Ciências, até o momento mais recente, com a ampliação dos cursos e dos programas de pesquisa e pós-graduação.

O Prof. Joaquim Ponte leu o discurso que ele mesmo proferiu quando o Centro de Ciências foi instalado, há 40 anos. Na época, uma das principais preocupações do Centro recém-criado era a necessidade de manter um corpo de professores com dedicação exclusiva, que pudesse garantir a qualidade do ensino e da pesquisa.

O Vice-Reitor Henry Campos destacou a excelência do Centro de Ciências e seu papel para a construção do Ceará moderno. "É do concurso de nossas unidades acadêmicas que estamos gerando os meios para que os cearenses experimentem um dia as benesses da paz social e da dignidade para todos".

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331