Em simpósio, Academia Brasileira de Ciência diploma 5 novos membros, todos da UFC

Imagem: Da esquerda para a direita, os professores: João Lucas Barbosa, Antonio Caminha, Celso Nagano, Jacob Pallis, Odair Pastor, Edson Teixeira e Luiz Eduardo Barros, pai de Eduardo Bedê Barros (Foto: Ribamar Neto))Com a diplomação de cinco novos membros afiliados da Academia Brasileira de Ciência (ABC), todos da UFC, foi encerrada, às 18h do último dia 6, a reunião da Regional Nordeste e Espírito Santo da entidade, de que constou simpósio científico com palestras dos novos integrantes. Receberam o diploma os pesquisadores: Antonio Caminha Muniz Neto, do Departamento de Matemática; Edson Holanda Teixeira, do Departamento de Patologia e Medicina Legal; Celso Shiniti Nagano, do Departamento de Engenharia de Pesca; Odair Pastor Ferreira e Eduardo Bedê Barros, ambos do Departamento de Física.

Veja galeria de imagens do evento no Flickr da UFC

Edson Holanda Teixeira mostrou resultados de pesquisa sobre a aplicação biológica de lectinas e metabólitos secundários de plantas produzidos nos últimos dez anos. As três principais linhas de pesquisa abordadas por ele se relacionam com a área de saúde humana: biofilmes microbianos, cicatrização de feridas e câncer.

Teixeira, graduado em Odontologia, tem mestrado e doutorado em Bioquímica pela UFC, onde é professor adjunto IV e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Patologia, além de pesquisador nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) Nanobiosimes.

Imagem: Prof. Celso Nagano, do Departamento de Engenharia de Pesca, ministrou palestra no Auditório da Reitoria (Foto: Ribamar Neto)As interações proteína-carboidrato, que desempenham papel-chave em processos biológicos e patológicos, foi o tema da exposição de Celso Shiniti Nagano. As lectinas são as proteínas que decifram os glicocódigos nas estruturas dos glicanos associados à glicoproteina solúvel e de membrana, sendo consideradas preciosas ferramentas na bioquímica e biotecnologia. Nagano é mestre em Bioquímica pela UFC e doutor em Bioquímica pela Universidade de Valência, na Espanha. Já recebeu a distinção acadêmica Magna Cum Laude, da UFC, em 2002, e a Price Winning Contribution Interlec 19.

Antonio Caminha Muniz Neto palestrou sobre suas contribuições ao Problema de Bernstein. Explicou que, no espaço, a forma de uma superfície é determinada pela maneira segundo a qual ela se curva. Essa "curvatura" é quantificada em um ponto da superfície em um processo de duas etapas: em primeiro lugar, são escolhidas as direções às quais a superfície se curva mais rapidamente e mais lentamente; em seguida, são associadas à superfície suas curvaturas média e gaussiana.

Caminha é graduado em Matemática pela UFC, onde fez mestrado e doutorado. Desde 2004 é professor do Departamento de Matemática e integra o Grupo de Geometria Diferenciada. Sua área de interesse primordial refere-se a variedades semi-riemannianas e à estrutura de Grupos de Lie e espaços simétricos. É pesquisador 2 do CNPq.

O professor adjunto do Departamento de Física da UFC Odair Pastor Ferreira é graduado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (PR), com mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de São Paulo. De 2008 a 2011, foi pesquisador e gerente de Pesquisa e Desenvolvimento na Contech Produtos Biodegradáveis. Entre as homenagens que já recebeu constam o Diploma Especial de Láurea Acadêmica da Universidade Estadual de Maringá e o Prêmio Unesco/Orcyt de melhor dissertação do mestrado do Mercosul e também menção honrosa no Prêmio Abiquim de Tecnologia, na categoria pesquisador.

A pesquisa científica do Prof. Eduardo Bedê Barros aborda, principalmente, o estudo e a caracterização de nanomateriais à base de carbono, como os nanotubos de carbono, grafeno, dentre outros. Para isso, várias técnicas experimentais são aplicadas, como a espectroscopia Raman, espectroscopia de fotoluminescência, microscopia eletrônica e de força atômica.

Bedê Barros especializou-se também em estudos teóricos, tanto de natureza numérica, utilizando modelos de tight-binding para simular as propriedades eletrônicas e vibracionais de nanotubos de carbono e grafeno, quanto analítica, revisando e reformulando a aplicação do formalismo da Teoria de Grupos para estudo das propriedades de simetria dos nanotubos de carbono. Eduardo Barros graduou-se em Física, fez mestrado e doutorado na UFC e é pesquisador visitante do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O diploma de membro afiliado da ABC foi entregue a seu pai, o economista Luiz Eduardo Barros.

Imagem: Marcelo Viana, da Academia Brasileira de Ciências, discursou sobre o histórico da entidade, no fim do evento (Foto: Ribamar Neto)Após a fala dos membros afiliados, o pesquisador Marcelo Viana, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), fez um resumo histórico dos 98 anos da ABC. A mesa dirigente do Simpósio e da Reunião Regional da Academia foi formada: pelo presidente da entidade, Prof. Jacob Pallis; pelo Vice-Presidente, Cid Bartolomeu Araújo; pela Diretora do Centro de Ciências, Profª Simone Borges; pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Gil Aquino; pelo Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, Marcelo Viana; e pelo Prof. João Lucas Barbosa.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331