Simpósio do PET Pedagogia debate cultura negra, políticas afirmativas e educação

Imagem: No evento, serão discutidas experiências acerca dos movimentos da cultura negra no Brasil, balanços e perspectivas das políticas afirmativas recentemente criadas (Foto: Renato Araújo/ABr)O Programa de Educação Tutorial do Curso de Pedagogia da UFC realiza, nos dias 20 e 21 de novembro, no Auditório Valnir Chagas, da Faculdade de Educação, seu segundo simpósio, cujo tema é "Cultura Negra, Políticas Afirmativas e Educação". As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 20, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O Simpósio visa favorecer a troca de experiências e conhecimentos acadêmicos entre os diversos profissionais da educação, socializar as atividades acadêmicas do PET e integrar bolsistas e alunos da graduação em Pedagogia com professores e pesquisadores de pós-graduação na área de educação, além de lançar novos olhares críticos sobre questões do campo educacional, através de programação que inclui palestras, atividades culturais e debates.

Este ano, serão discutidas, ainda, experiências acerca dos movimentos da cultura negra no Brasil, balanços e perspectivas das políticas afirmativas recentemente criadas, os 10 anos da Lei nº 10.639 e suas implicações reais na escola.

O evento terá início às 18h do dia 19, com apresentação cultural do grupo Farra do Coco. Em seguida, às 19h, a conferência de abertura discutirá o tema do evento com as participações da Profª Geranilde Costa e Silva, doutora em Educação pela UFC, membro do Núcleo das Africanidades Cearenses (Nace) e professora da rede municipal de ensino de Fortaleza; do Prof. Edson Borges, doutor em História Comparada pela UFRJ e professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab); do Prof. Norval Cruz, doutor em Educação Brasileira pela UFC e Coordenador do Espaço Tempo Livre, de consciência corporal; e da Profª Maria José Albuquerque, doutora em Educação pela UFC, Coordenadora do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID e professora da Faculdade de Educação da UFC.

A programação completa do Simpósio pode ser acessada on-line. Mais informações podem ser obtidas na página do PET Pedagogia no Facebook.

Fontes: Prof. Gerardo Vasconcelos, tutor do PET Pedagogia – fones: 85 8510 0443 e 9758 5434 / Dayane Lima e Madeline dos Santos, bolsistas do PET Pedagogia – fones: 85 8813 6485 e 8710 2924