Sala Interarte da Casa de Cultura Alemã receberá grafite de artista alemão

Imagem: O artista alemão Loomit estará na UFC durante o Festival Concreto (Foto: Divulgação)A Casa de Cultura Alemã da UFC, o Instituto Goethe e o Primeiro Festival Internacional de Arte Urbana em Fortaleza (Festival Concreto) trazem à capital cearense um conhecido artista da cena do grafite na Alemanha, Mathias Köhler. O Festival acontecerá de 15 a 23 de novembro, com oficinas, shows, exposições, palestras e diversas ações de pintura realizadas em diferentes espaços da cidade – dentre eles, a UFC.

Mathias Köhler, que utiliza o nome Loomit, pintará a parede da Sala Interarte, na Área 1 do Centro de Humanidades (Campus Benfica), no dia 22 de novembro, às 9h. A solicitação para pintura do local foi aceita em reunião do colegiado geral das Casas de Cultura Estrangeiras, em setembro, e autorizada em reunião do Conselho do Centro de Humanidades, no dia 23 de outubro.

Loomit pintará também, em colaboração com mais dois artistas, o muro do antigo Instituto Presídio Olavo Oliveira I. A participação do artista no Festival integra a Temporada da Alemanha + Brasil 2013/2014.

Imagem: A Sala Interarte, na área 1 do Centro de Humanidades, receberá a obra de Loomit (Foto: Divulgação)O Festival Concreto é o primeiro Festival Internacional de Arte Urbana realizado no Nordeste e reunirá a cultura urbana de sete países das Américas e Europa. O evento é gratuito e as ações acontecem de forma simultânea. A programação está disponível no site oficial do evento.

SOBRE O ARTISTA – Loomit é um dos mais conhecidos e estimados artistas da cena do grafite na Alemanha. Atua desde os 14 anos e foi influenciado pelo movimento hip hop de  Nova York. Realizou uma série de viagens pelo mundo pintando painéis em grande formato, em parceria com outros artistas.

No Brasil, junto com "Os Gêmeos" (os irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo), artistas de São Paulo reconhecidos mundialmente, Loomit pintou o Mural Global de São Paulo, um dos maiores da cidade, em 2001. Também é um dos responsáveis pela pintura de trens no Rio de Janeiro, em Recife, João Pessoa e Natal.

Fonte: Ute Hermanns, Professora Visitante Leitora-DLE, Coordenadora Cultural da Casa de Cultura Alemã – fone: 85 3214 4032