NUTEP inicia terapia de alta intensidade em crianças com paralisia cerebral

O Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP), que abriga ações de extensão da Universidade Federal do Ceará, será um dos primeiros centros no Brasil a utilizar, na rotina de serviços, o Treinamento Intensivo Bimanual em Crianças com Hemiparesia. Trata-se de técnica desenvolvida nos Estados Unidos para tratamento e reabilitação de crianças com paralisia cerebral hemiparéticas, (que apresentam limitações no uso da extremidade superior do corpo). No Brasil, o método é pesquisado na Associação Mineira de Reabilitação, de Belo Horizonte (BH).

Este ano, o Núcleo promoveu um Curso de Terapia de Alta Intensidade com a Profª Marina de Brito Brandão, terapeuta ocupacional da mencionada Associação, para um grupo de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais com o objetivo de implantar o Treinamento Intensivo Bimanual em Crianças com Hemiparesia assistidas na instituição. Nesta segunda-feira (18), a Profª Marina estará no NUTEP para a avaliação final do projeto piloto iniciado em setembro passado, com vistas à implantação do projeto definitivo que deverá ser iniciado em janeiro de 2014.

De acordo com a Profª Marina Brandão, o treino intensivo bimanual é indicado para a melhoria da função das duas mãos por crianças com paralisia cerebral hemiparéticas. Por meio dele, os pequenos pacientes são submetidos a um protocolo intensivo diário, totalizando 90 horas de intervenção, no qual são estimulados a utilizar a extremidade superior acometida, por meio da provisão de atividades selecionadas de acordo com as habilidades, dificuldades e interesse da criança, em um ambiente estruturado e motivador.

SOBRE O NUTEP – O Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1987. Atua também como Centro de Referência no município de Fortaleza e no Ceará para o atendimento às crianças que estejam sob o risco de apresentar distúrbios no desenvolvimento neuropsicomotor e sensorial ou com patologias já definidas. Oferece também treinamento aos familiares que convivem com essas crianças.

Atualmente, são atendidas cerca de 800 crianças de zero a 12 anos de idade e suas respectivas famílias, por meio do Sistema Único de Saúde – SUS. Os serviços ofertados são: Serviço Social, Enfermagem, Neurologia Infantil, Pediatria, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Psicologia da Criança e da Família, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Serviço de Audiologia, Comunicação Alternativa, Estimulação Auditiva, Estimulação Visual, Oficina de Adaptações e Mobiliários Adaptados em PVC e Centro de Estudos e Pesquisas.

Fonte: Prof. José Lucivan Miranda, diretor do Nutep – fone: 85 3223 4522