Projeto da UFC sobre dessalinização da água é 2º lugar no Prêmio Jovem Cientista

Imagem: Os dessalinizadores podem ser uma opção aos poços e cisternas, que nem sempre oferecem água de boa qualidade (Foto: Wilson Dias/ABr)O aluno Osvaldo Assunção Mendonça, do curso de Engenharia Mecânica da UFC, foi um dos vencedores do XXVII Prêmio Jovem Cientista, importante competição nacional promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele ficou em 2º lugar na categoria "Estudante de Ensino Superior", resultado que foi anunciado na última terça-feira (19), em Brasília.

Osvaldo apresentou um protótipo inovador de dessalinização da água por meio da energia solar, tecnologia que pode servir como importante ferramenta de combate à seca na região do semiárido. O sistema alcançou a produção de 28 litros de água potável em 24 horas e foi testado em três condições climáticas (dias ensolarados, nublados e chuvosos).

Segundo Osvaldo, além do bom nível de produção, outra vantagem é a impossibilidade de contaminação da água, que não chega a entrar em contato com os materiais termoplásticos usados na fabricação do sistema. Além disso, qualquer um pode operar o invento, sem a necessidade de conhecimentos técnicos.

Imagem: Protótipo de dessalinizador solar desenvolvido no Laboratório de Energia Solar e Gás Natural da UFC (Foto: Osvaldo Assunção)O nome do trabalho é tão extenso quanto sua utilidade: "Desempenho do dessalinizador térmico com estágios de recuperação de calor, formado por uma unidade de produção torre com canais metálicos e perfis termoplásticos e uma unidade de aquecimento, coletor solar de tubo evacuado". "Os resultados mostraram que o sistema é capaz de produzir (água potável) mesmo em dias nublados e chuvosos. Devido às altas temperaturas alcançadas, os microrganismos presentes na água são praticamente eliminados", explica o aluno, no estudo, que está disponível no site do CNPq.

O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Energia Solar e Gás Natural da UFC (Campus do Pici), que desde 1997 se dedica à fabricação de protótipos para dessalinização de água. A orientação foi dos professores Maria Eugênia Vieira da Silva, Paulo Alexandre Costa Rocha, Maria Elieneide Araújo e Erilson de Sousa Barbosa.

O 1º lugar da categoria "Estudante de Ensino Superior" ficou com José Leôncio de Almeida, da Universidade Federal Rural do Semiárido. Já a 3ª colocação ficou com o aluno Nícolas Guerra Rodrigues Tão, da Universidade Federal de São Carlos.

O PRÊMIO – A edição deste ano do Prêmio Jovem Cientista teve como tema "Água – desafios da sociedade". Para o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, a escolha da temática está alinhada com a Política Nacional de Recursos Hídricos do Governo Federal e com o Ano Internacional de Cooperação pela Água, promovido pela Unesco. "O planeta depende desse bem fundamental. É importante que os jovens tenham consciência sobre isso", ressaltou.

Este ano, o Prêmio Jovem Cientista bateu um novo recorde de inscrições em todas as categorias. Recebeu 3.226 inscrições de todo o país, sendo 384 na categoria "Mestre e Doutor", 301 na categoria "Estudante do Ensino Superior" e 2.541 na categoria "Estudante do Ensino Médio". A premiação consiste em R$ 700 mil, distribuídos em bolsas de estudo, quantias em dinheiro, laptops, participação na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), visitas às unidades fabris e de pesquisa e publicação das pesquisas em livro próprio.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331