Biblioteca promove treinamento sobre bases de dados Web of Science e Derwent Innovations Index

A Biblioteca Universitária promove, no dia 4 de dezembro, treinamento sobre as bases de dados Web of Science e Derwent Innovations Index e sobre as ferramentas ResearcherID e EndNote Web, da Editora Thomson Reuters. O treinamento acontece de 9h às 12h, no auditório da Pró-Reitoria de Graduação (Campus do Pici, térreo da Biblioteca Central), com a instrutora Deborah Dias, representante da Editora Thomson Reuters.

Para se inscrever, é preciso enviar nome completo, curso e/ou biblioteca em que trabalha para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O treinamento é aberto ao público interessado na área (professores, estudantes, pesquisadores, bibliotecários) e as inscrições acontecem até o preenchimento total das 100 vagas.

A Web of Science é uma base multidisciplinar que indexa somente os periódicos mais citados em suas respectivas áreas. É também um índice de citações, informando, para cada artigo, os documentos por ele citados e os documentos que o citaram. Possui hoje mais de 9.000 periódicos indexados.

A Derwent Innovations Index é uma base de dados com referências e resumos de mais de 11 milhões de patentes, com links para documentos citados, as citações às patentes, a literatura relacionada e para os textos completos dos documentos. Inclui publicações de 40 organismos internacionais e nacionais de registro e concessão de patentes.

A ferramenta ResearcherID fornece uma solução para o problema da ambiguidade autor dentro da comunidade de pesquisa acadêmica, pois a cada membro é atribuído um identificador único para permitir aos investigadores gerenciar suas listas de publicação. Já a ferramenta EndNote Web é um gerenciador de referências que permite organizar, citar, compartilhar pesquisas e formatar automaticamente referências.

A UFC tem acesso ao conteúdo disponível na base de dados da Thomson Reuters através do Portal de Periódicos da Capes.

Fonte: Biblioteca de Ciências e Tecnologia da UFC – fone: 85 3366 9514