Prograd divulga editais para seleção de alunos bolsistas

Alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da UFC poderão se inscrever em seleções de bolsistas em diversos projetos e ações, por meio dos Editais nº 34/2013 e nº 36/2013, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). A remuneração mensal das bolsas para o próximo ano letivo será de R$ 400,00, com vigência de março a dezembro de 2014 e carga horária semanal de 12 horas.

O Edital nº 34/2013 se refere ao processo de renovação e seleção de novos bolsistas para o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) nos campi de Fortaleza, e nos de Quixadá e Sobral. São ofertadas até 250 vagas, entre renovações e novas bolsas, sendo 225 delas para a Capital e o restante para o Interior. Para as bolsas do PACCE, podem participar da seleção alunos de qualquer curso de graduação da UFC, com exceção dos candidatos à função de Docência em Aprendizagem Cooperativa, que devem estar matriculados em cursos de licenciatura. O programa é vinculado à Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa (Cofac).

A solicitação de inscrição será feita exclusivamente pela Internet, no site da Prograd e no blog da Aprendizagem Cooperativa. Os candidatos dos campi de Fortaleza deverão preencher e enviar o formulário eletrônico de inscrição nos dias e horários específicos da categoria a que desejam concorrer. A renovação de bolsa e a inscrição de novatos para as funções de Docência em Aprendizagem Cooperativa e Articulação UFC/Educação Básica ocorrerão de 3 a 8 de dezembro. Já a inscrição de novatos para a função de Articulador de Células será entre 10 de dezembro de 2013 e 19 de janeiro de 2014. Esse mesmo período de inscrição é válido para todos os candidatos dos campi de Quixadá e de Sobral.

Quanto ao Edital nº 36/2013, é relativo à seleção de monitores de projetos de graduação da Prograd para que atuem junto a coordenadorias e projetos da própria Pró-Reitoria. São 51 vagas, sendo uma delas para o campus de Sobral. Há oportunidades para os estudantes dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Sistemas e Mídias Digitais, Ciências da Computação, Pedagogia, Estatística, Secretariado Executivo, Letras-Português e Cinema e Audiovisual, além das licenciaturas. Dessas vagas, 20 podem ser disputadas por alunos de qualquer graduação da UFC.

O candidato deverá se inscrever na coordenadoria onde a vaga de interesse está sendo ofertada, no período de 10 a 12 de fevereiro de 2014. A lista de coordenadorias, a documentação necessária, as fases e os critérios de seleção devem ser conferidos pelos candidatos no Edital nº 36/2013. A divulgação dos selecionados para entrevista ocorrerá em 19 de fevereiro. O resultado final será conhecido em 25 de fevereiro.

Os dois editais, com as informações completas sobre cronogramas, objetivos e critérios para avaliação dos projetos, estão disponíveis na página da Prograd e devem ser consultados previamente pelos candidatos.

PROFESSORES - A Prograd divulgou também os Editais nº 33/2013 e nº 35/2013, relativos à implementação e renovação de monitorias para o ano letivo de 2014. Esses dois editais, porém, são voltados para professores, que, em um segundo momento, farão suas seleções para monitores, com editais específicos.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação – fone: 85 3366 9410