Alunos de Direito participam de julgamentos simulados do "mensalão" e de outros casos

Imagem: Um dos casos a serem julgados é a Ação Penal 470, uma das mais complexas já apreciadas pelo Supremo Tribunal Federal (Foto: Agência Brasil)Como atividade de formação prática, alunos dos cursos de Direito da UFC e do Centro Universitário Christus (Unichristus) participarão de três julgamentos simulados no encerramento deste semestre. O primeiro discutirá a Ação Penal nº 470, conhecida como "processo do mensalão"; o segundo será sobre o caso criminal referido na obra O Perfume, de Patrick Süskind; e o terceiro colocará a questão do legado dos dois governos do presidente Fernando Henrique Cardoso, em comparação com o legado dos dois governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os eventos são abertos ao público.

As atividades serão coordenadas pelo Prof. Flávio Gonçalves como parte das disciplinas História e Estudo do Direito, ministrada por ele nas duas instituições, e Psicologia Geral e Jurídica, que leciona na UFC. O julgamento simulado do "processo do mensalão" ocorrerá nesta sexta-feira (6), às 7h30min, no Auditório do 15º andar da Unichristus (Av. Dom Luís, 911, Meireles), em Fortaleza. Alunos de outras instituições, especialmente os da UFC, podem participar como jurados.

Os julgamentos simulados seguintes acontecerão no Anfiteatro Prof. Willis Santiago Guerra, da Faculdade de Direito da UFC (Rua Meton de Alencar, s/n, Centro). O que vai tratar do caso do serial killer, personagem da obra O Perfume, de Patrick Süskind, ocorrerá no próximo dia 16, às 9h. O terceiro, que analisará o legado dos dois governos FHC, em comparação com o legado dos dois governos Lula, ocorrerá no dia 17, às 20h, também naquela faculdade.

O Prof. Flávio Gonçalves ressalta que, embora o júri simulado citado na obra O Perfume vá tratar de casos fictícios de assassinatos em série, ocorridos na França do século XVIII, "os estudantes foram orientados a ambientar o caso na cidade de Fortaleza do século XXI, tendo o nascimento do acusado ocorrido no ano de 2010, no antigo aterro sanitário do Jangurussu". Ainda segundo o professor, "as equipes de acusação e defesa preparam a argumentação escrita e as provas a serem carreadas aos autos do processo simulado e a sessão de julgamento público, aberto à participação de qualquer interessado".

OUVINTES E JURADOS – Em todas as atividades, as inscrições de ouvintes e daqueles que desejarem voluntariar-se para atuar como jurados são gratuitas e ocorrerão no próprio local do evento.

Fonte: Prof. Flávio Gonçalves, do Curso de Direito da UFC – fone: 85 9634 9457