Seminário sobre cultura de paz, educação e espiritualidade segue até sexta-feira

O IV Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade aberto hoje (4) no Auditório Valnir Chagas, da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Ceará (Rua Waldery Uchoa, 1, Benfica), em Fortaleza, prossegue até a próxima sexta-feira (6).

O encontro reúne pesquisadores, estudantes e educadores em torno da socialização de experiências, palestras, oficinas e pesquisas científicas para a viabilidade da cultura de paz em diversas instituições, especialmente nas escolas públicas.

A realização é do grupo de pesquisa Cultura de Paz, Espiritualidade, Juventudes e Docentes, da Faced, coordenado pela Profª Kelma Matos. No Seminário, a cultura de paz é interrelacionada a temas como educação, saúde integral, direitos humanos, comunicação, espiritualidade, arte e cultura. O grupo de pesquisa trabalha com o conceito de paz positiva, que considera a existência dos conflitos na sociedade e, para resolvê-los, evidencia a importância do diálogo e respeito às diferenças.

Segue a programação:

Dia 4/128h – credenciamento; 8h30min – abertura; 8h40min – apresentação artística: João Willame; 9h às 11h – mesa: "Cultura de paz e espiritualidade: saberes e fazeres na educação" – Prof. João Figueiredo (UFC), Profª Kelma Matos (UFC), Profª Socorro Sousa (UFC) e Prof. Feizi Milane (Universidade do Estado da Bahia); 11h – socialização de experiências de participantes/público do Seminário; 11h30min – dinâmica de fechamento do trabalho: Cezar Peres (professor da rede municipal de Fortaleza e participante do grupo Cultura de Paz da UFC); 14h10min – apresentação artística: Zé Vicente; 14h30min – mesa: "Espiritualidade e saúde integral para uma cultura de paz" – Prof. Harbans Lal Arora (UFC), Profª Angela Linhares (UFC) e Profª Catarina Leuck (Unipaz); 16h30min – troca de ideias; 17h – dinâmica de integração com Daniele Saraiva (professora da rede municipal de Fortaleza e participante do grupo Cultura de Paz da UFC) e Régia Farias (professora da rede municipal de Fortaleza e participante do grupo Cultura de Paz da UFC).

Dia 5/12 – 8h10min – apresentação artística: Cantar é Viver; 8h30min – mesa: "Cultura de paz e direitos humanos: prevenção e desconstrução das práticas de assédio e abuso" – Profª Ercília Braga (UFC), Profª Tânia Viana (UFC), Prof. Dário Gomes (graduado em Psicologia e participante do grupo Cultura de Paz da UFC); 10h – troca de ideias; 10h30min – partilha de experiência: "Comunicação e cultura de paz" – Prof. Paulino Souto (Agência da Boa Notícia); 14h10min – apresentação artística: Teatro de Bonecos Risos de Deus; 15h – mesa: "Cultura de paz e formação humana" – Prof. Nei Alberto Sales (UEPG), Profª Maria do Carmo Bonfim (UFPI), Tarcísio Forster (Fundação Banco do Brasil) e Elizângela Nascimento (professora da rede municipal de Fortaleza e participante do grupo Cultura de Paz da UFC); 17h – troca de ideias; 17h30min – lançamento do livro – Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade IV – Profª Kelma Matos (organizadora).

Dia 6/12 – 8h10min às 12h – oficinas temáticas: "Biopsicologia" – Instituto Visão Futuro – Ceará; "Consciência corporal" – Rita Greene; "Dança circular" – Lucineide Nobre; "África: 10 anos de encontros e desencontros no currículo escolar" – Patrícia Matos; "Mediação de conflitos" – Sinara Mota; "Terapia comunitária integrativa" – Cezar Peres; 13h às 14h – aplicação de reiki; 14h10min – apresentação de trabalhos acadêmicos.

Fonte: Elizângela Lima, da comissão organizadora – fone: 85 8840 7169 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.