Procurar no portal

Ética profissional marca discursos na colação de grau dos concludentes de Medicina

Imagem: Os jovens médicos lotaram o auditório da Reitoria, acompanhados de familiares (Foto: Ribamar Neto)Foi realizada no último dia 4 a solenidade de colação de grau dos concludentes do Curso de Medicina da UFC, turma de 2013.2. Sessenta formandos receberam o grau do Reitor Jesualdo Farias, sendo 54 do curso de Fortaleza, quatro de Sobral e dois do Cariri. A solenidade foi realizada no auditório da Reitoria, com mesa presidida pelo Reitor e composta pelo Vice-Reitor Henry Campos e pelos pró-reitores Custódio Almeida (Graduação), Serafim Ferraz (Gestão de Pessoas), Márcia Machado (Extensão) e pela Coordenadora do Curso de Medicina, Yacy Mendonça de Almeida.

Eberson Alcântara da Cruz, graduando de Medicina, foi o orador da turma e falou sobre a emoção daquele momento e a dificuldade de expressar tudo o que aconteceu nos últimos seis anos de trajetória do curso. "Mudamos a história de muitas pessoas, lembrem quantos pacientes tivemos a oportunidade de ajudar através da nossa atenção e cuidado. Inclusive, temos muito que agradecer a eles, pois, confiando em nós, nos ofereciam as suas angústias e seus segredos mais íntimos, entregavam-se para ser examinados por mãos poucos hábeis e ofereciam a própria dor como instrumento de aprendizado", agradeceu.  

Imagem: Solenidade foi presidida pelo Reitor Jesualdo Farias e o Vice-Reitor Henry Campos (Foto: Ribamar Neto)FORMAÇÃO – O papel da UFC na formação de médicos éticos e com responsabilidade social foi destaque nos discursos. O professor do Curso de Medicina Sebastião Pinheiro destacou a oportunidade que o exercício do magistério na Faculdade de Medicina tem oferecido na produção de conhecimentos e o importante papel da UFC na formação de médicos.

"Vamos compreender quanto a UFC tem contribuído com mais médicos para o Ceará, o Nordeste e o Brasil. Quanto a UFC tem trabalhado com dedicação na área da saúde, como bem exemplificam a criação dos cursos de Medicina em Barbalha, Sobral e as atividades desenvolvidas no Hospital Universitário Walter Cantídio", afirmou.

O Reitor Jesualdo Farias destacou o desafio da Medicina no mundo atual e a importância da formação de profissionais éticos, solidários e preparados para ajudar a melhorar a qualidade de vida da população. "Como médicos, vocês têm agora o conhecimento técnico que lhes permitirá exercer a nobre e admirável arte de curar, mas também desenvolveram outras competências que a universidade pública lhes transmitiu e que se traduzem em uma responsabilidade social maior, uma sensibilidade mais apurada diante do mundo real, uma capacidade de se indignar e de querer mudar a conjuntura que deflagra e perpetua a miséria humana", ressaltou.  

Veja mais imagens da colação de grau no Flickr da UFC

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300