Procurar no portal

Resoluções sobre carreira docente continuam em discussão pela comunidade

Imagem: Envie sugestões e participe do debateA UFC informa que continua aberto o prazo para que a comunidade acadêmica envie sugestões, críticas e comentários às minutas de resolução que tratam de progressão funcional, regime de trabalho e avaliação docente. As resoluções regulamentam a Lei nº 12.772/12, que estrutura o Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Superior (leia a íntegra aqui).

Contribuições devem ser enviadas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A discussão acadêmica vem sendo realizada desde junho por uma comissão constituída por diretores de unidades, coordenadores de programas acadêmicos e pelas Pró-Reitorias de Gestão de Pessoas; Graduação; Pesquisa e Pós-Graduação; Extensão e Assuntos Estudantis, com apoio de especialistas da área jurídica da Universidade.

Em outubro, a Comissão apresentou as minutas das resoluções para avaliação da comunidade. Os professores e demais integrantes da comunidade universitária podem participar com críticas e sugestões, que devem ser encaminhadas aos diretores das unidades acadêmicas até março de 2014.

Uma vez que todas as sugestões forem reunidas, a Comissão irá analisar as propostas e elaborar os anteprojetos de regulamentação da Lei nº 12.772. Eles serão novamente disponibilizados para a comunidade, e só então, depois de ampla discussão, levados à apreciação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). A expectativa da Administração Superior é que a regulamentação da carreira comece a ser implementada no segundo semestre de 2014.

Acesse a minuta que trata da avaliação de desempenho dos professores.

Acesse a minuta que trata de progressão funcional.

Acesse a minuta que trata do regime de trabalho dos professores.

As três minutas de resolução sobre carreira docente vêm sendo discutidas no programa Rádio Debate, da Rádio Universitária FM. No último dia 13, a questão foi um dos temas abordados em entrevista com o Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Pereira.

Na terça-feira (17), o Rádio Debate discutiu o assunto com o presidente da Associação dos Docentes da UFC (ADUFC), Prof. André Ferreira, e com o diretor para assuntos dos aposentados da ADUFC, Prof. Franquiberto Pessoa. Já na quinta-feira (19), o tema foi novamente discutido, dessa vez com o diretor do Campus da UFC em Quixadá, Prof. Davi Romero de Vasconcelos; a diretora do Centro de Humanidades, Profa. Vládia Borges; e o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida.

Escute a entrevista com o Reitor Jesualdo Pereira

Escute o debate com os professores André Ferreira e Franquiberto Pessoa

Escute o debate com os professores Davi Romero, Vládia Borges e Custódio Almeida

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300